segunda-feira, janeiro 16, 2006

Aulas de substituição

Hoje vou-vos escrever sobre as aulas de substituição. Não pensem que sou contra, não. Mas como muita gente não é Professor (felizmente), não entendem por vezes os nossos "gritos". Então aí vai.
As aulas de substituição já existem há uns anitos, pelo menos na minha escola existem há 4 anos.
Quando ouvi falar delas até achei uma ideia muito boa. Quando um Professor faltava (sim os Professores também têm o direito de faltar como qualquer outro ser), era chamado um Professor da mesma disciplina para o substituir, para que desse a aula, uma vez que era da mesma disciplina, lê o último sumário , fala com os alunos e consegue perfeitamente dar a aula uma vez que ajudou na planificação da disciplina. Isto para que os alunos não fiquem prejudicados, não fiquem sem a aula. Numera a lição e assina o sumário. Muito bem, aplaudi. Pois bem, esqueci-me foi que estava em Portugal e melhor que nós (Portugueses) para aldrabar ou interpretar à nossa maneira , não há melhor. Vai daí, implementam-se as tais ditas cujas, mas "À Portuguesa". Então vejam se descobrem as diferenças.
O Professor falta (estupor), é chamado outro para o substituir (coitado), da área ou não (de preferência de outra disciplina ou área, senão têm de lhe pagar a hora como extraordinária), e lá vai ele "cantando e rindo", berrando e chorando, pelo mal que lhe calhou. Depois leva o livro de ponto, numera a lição da disciplina que os alunos não tiveram, marca falta aos alunos que não estão presentes à disciplina que não tiveram e dá o que quiser dentro da sua área, claro. Apesar de alguns armados deêm a aula que não é da sua área. Ora isto para mim é ocupar os tempos livres dos alunos.
Como eu gostava das "borlas", cá chamam "furos".
A falta que faz aos garotos saltar, correr, subir às árvores, cair, suar, gastar energias, estragar roupas e sapatos.Hoje não se mexem, são obesos. Depois queixem-se que estão impossíveis, que não param quietos, que são hiperactivos.
Como já vos disse tenho 4 aulas de substituição, porque como já tenho direito a 8 horas de redução, não posso ter mais AS (Aulas de substituição). Mesmo assim sempre que posso fujo delas. Os alunos , esses preferem os Profs. de Educação Física nas substituições porque a maior parte de nós quando o tempo está bom vem para fora das salas e faz um jogo educativo, claro, ou desportivo, com eles.
Há 4 anos andei a substituir uma colega durante 3 semanas, sempre no mesmo dia ao mesmo tempo. Os alunos que não eram de nenhuma turma minha, quando entrávamos de manhã na escola já me cumprimentavam e perguntavam-me se hoje também ía estar com eles e o que é que íamos fazer. Até gostavam.
Gravura de autor desconhecido
Espero que agora percebam.
Nunca fomos ouvidos para contribuir com a nossa experiência , dar a nossa opinião. É assim e "mai nada". Na minha escola é assim. Uns mandam e os outros obedecem. Eu como não gosto que mandem em mim, muito menos mal mandada, por vezes entro em conflito com o Executivo, mas até nem me tenho dado mal. Sempre cumpri com os meus deveres e as com as minhas obrigações e lutei pelos meus direitos.

<"De sua justiça">

5 Comments:

At 10:30 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Boa Tété!!!
Ai como eu te compreendo, subscrevo inteiramente o que acabaste de dizer. ainda hoje uma colega nossa foi chamada para "substituir" alguém numa turma de 8º Ano e foi tratada abaixo de cão.... É isto que eles chamam aulas de substituição...não isto é ...palhaçada!!Não há relação pedagógica, não há nada... são horas de total vazio....
Bolas!!

 
At 10:37 da tarde, Blogger dakidali said...

Papoula
Não vale a pena irritares-te (arre, tive que tempos para escrever esta palavra, será Alzeimher?). Eu já subornei as funcionárias todas com a minha simpatia e com as minhas larachas e agora sou a última da lista todos os dias. O que é preciso é boa disposição.P'ró ano será que muda?
Beijocas Teresa

 
At 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje tive uma aula de substituiçaõ que me tirou do sério e amanhã vou participar à pobre da D.T. porque o C. E. já sabe a minha opinião.

 
At 10:56 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

loool A esperança é sempre a última a morrer!!! Pus um link no meu blog para esta tua página!!! acho muito sinceramente que está muito bem escrito!

 
At 11:11 da tarde, Blogger dakidali said...

Não gosto de segredos de anónimos. Por favor assinem o que escrevem.
Teresa

 

Enviar um comentário

<< Home