terça-feira, janeiro 24, 2006

Liberdade I

Liberdade, a mais nobre das conquistas do Homem. Quem não viveu antes do 25 de abril por vezes tem dificuldade em entender a importância desta palavra. Muitas vezes falo com meus alunos sobre a liberdade, seja ela de expressão, de escolha, etc. Tenho como lema, não me perguntem onde li ou ouvi isto , mas certamente não fui eu que inventei, que "A minha liberdade acaba onde começa a dos outros". Tento a todo o custo transmitir-lhes este conceito. Aproveito vários acontecimentos como por exemplo o carnaval e as brincadeiras de carnaval para lhes explicar que cada um é livre de gostar, querer ou não brincar ao carnaval e que as partidas devem ser feitas a quem gosta e não a quem não gosta. Bem sei que alguns já estão a pensar, assim não tem piada.
Quem me conhece bem sabe que, não há ninguém que goste mais de pregar partidas e de fazer brincadeiras que eu.
Mas este tema hoje vem a propósito dos blogs, da internet, e de alguns comentários feitos em blogs que muitas vezes são contra a liberdade. O respeito.
Parece-me que na internet e no mundo dos blogs também deve haver respeito pelo próximo.
Há pessoas que não gostam do que se diz, escreve, e põe nos comentários palavras desagradáveis . Não me parece muito correcto.
Tenho fotografias minhas num site, onde me inscrevi e há um espaço para pôr as nossas fotografias a "concurso". Os autores, pessoas inscritas nesse site, podem votar e tecer comentários a essas fotografias. De vez em quando também aí se fazem comentários desagradáveis, que podem ser suscetiveis de magoar algumas pessoas. Eu quando não gosto ou não aprecio a fotografia não voto nem faço comentários. RESPEITO.

Por acaso não me importo com alguns comentários uma vez que ponho as fotografias porque quero, porque sou LIVRE de o fazer e não estou à espera de agradar a todos.
Nos blogs é a mesma coisa.

Se um dia tiverem tempo para dar uma voltinha por alguns blogs descobrem que muitos servem de escape a muita gente, outros de companhia, desabafo...
Por vezes penso que a liberdade nos anda a fugir e que não sabemos aproveitar a liberdade que conquistámos em Abril. Que temos memória curta.
Na minha escola agora temos cartões electónicos... mas esta história fica para outro dia.

<"De sua justiça">

2 Comments:

At 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora aí está um bom tema para debater nas aulas de Formação Cívica com os nossos alunos. Para ver se não deixamos fugir de vez.
Bjs. Lena

 
At 9:50 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Tenho mais uma vez cara amiga de concordar contigo.Adorei o cartoon ..muito representativo! E claro está concordo com a Lena.
Como dizia o outro: " A Liberdade está a passar por aqui..."

 

Enviar um comentário

<< Home