sábado, janeiro 14, 2006

Recuerdos...


Realmente os meus tempos de jogadora de basquetebol, foram únicos na vida. Treinávamos todos os dias e ao fim de semana tínhamos jogos. Como era bom ir aos treinos, depois de um dia de trabalho lá estávamos todas para mais umas horas de correria atrás daquela bola laranja. E não faltávamos (como os tempos são diferentes), hoje a garotada falta por tudo e por nada. Falta de responsabilidade?Falta de interesse? outros interesses? Sabe-se lá, faltam porque não lhes apetece e pronto. Nós tínhamos uma relação para além do jogo, éramos amigas.E que boas amizades eu fiz no basquete. Algumas tornaram-se para sempre. Apesar de não nos vermos com frequência, pelas vidas que cada uma tomou, quando nos encontramos é como se estivéssemos todos os dias juntas.
Esta bela equipa foi campeã Nacional e vencedora da Taça de Portugal. A primeira da fila de cima a contar da esquerda já não está entre nós, a segunda tornou-se minha comadre, a primeira da fila de baixo a contar da esquerda é minha irmã, eu sou a terceira da fila de baixo e ao meu lado, a quarta da fila de baixo, é uma grande amiga minha. Tão novinhas.
Hoje treino só na escola equipas de desporto escolar, miúdos e miúdas de 10 e 12 anos. Tento transmitir-lhes a alegria, a vontade de ser cada vez melhor, os ensinamentos que aprendi com a idade deles. Às vezes tenho as minhas recompensas e não são as vitórias em jogos , pois essas são raras. Mas a alegria com que participam, a honestidade com que jogam, o gozo que lhes dá ir a uma concentração noutra escola, o respeito pelos outros, o aceitar as decisões dos árbitros mesmo que erradas, são pequenas coisas que nos enchem a alma e nos dão força para pensar que vale a pena, apesar do mundo em que vivemos hoje isto ser raro. E passados alguns anos, às vezes 10 anos depois, apesar da exigência que lhes pedimos, passam por nós na rua e cumprimentam-nos com satisfação e por vezes até agradecem a paciência que tivémos com eles.

<"De sua justiça">

3 Comments:

At 4:50 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Pois é cara amiga!!!... como tu mesma dizes a falta de interesse e a desmotivação é mais do que evidente da juventude! em busca das respostas... talvez outros interesses ou desinteresse!
Mas cá estamos nós para tentar motivar ... água mole em pedra dura... Jokas ;)

 
At 8:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei de ver a foto e recordo-me de seguir,já cá em Portugal a vossa caminhada, os vossos êxitos.Mentiria se não dissesse,que o meu maior interesse se devia ao facto de estarem lá ex-atletas da nossa Académica-tu a Isabelinha a Macky e a Marina, todas grandes jogadoras.
Hoje é tudo diferente Tété e o desporto não foge à regra.Nós faziamo-lo por prazer, por amor à camisola,por amizade entre as pessoas.Mas não desistas!!
um grande beijinho
kaloira

 
At 2:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também eu me lembro com saudades desses tempos em que, no meu caso depois das aulas, os tempos livres eram passados nos treinos de voleibol e nos jogos aos fins de semana. O espírito de equipa, a amizade, a camaradagem, a alegria das vitórias e a tristeza nas derrotas que se vivia! Tenho pena que os miudos de hoje não consigam viver tudo isso. Mas tenho a certeza que , pelo menos alguns o aprendam e o venham a viver. Pelo menos vale a pena tentar.
Bjs Lena

 

Enviar um comentário

<< Home