domingo, fevereiro 12, 2006

560

Como sabem todos os produtos têm um código de barras que os identifica. Na distribuição "inicial" do código de barras, distinguiam-se, 3 dígitos para a identificação nacional, 4 dígitos para a identificação da empresa, 5 dígitos para o produto e 1 dígito para o dígito de controlo.
O código dos produtos Portugueses começa por 560.
Uma empresa portuguesa, pode adquirir um código de barras nacional e usá-lo para catalogar os produtos no nosso mercado podendo esses produtos terem sido feitos fora do nosso país, no entanto estas situações são posteriormente fáceis de detectar. Partindo desde pressuposto, existem dois passos a tomar sempre que vamos comprar um produto, verificar se o produto tem o código 560 e seguidamente verificar o local de fabrico ou de origem. A situação acima referida é perfeitamente legal, portanto resumindo todos os produtos começados por 560 ou são feitos em Portugal ou distribuídos por uma empresa portuguesa.
Estamos fartos de ouvir dizer que "O que é Nacional é bom" e podemos verificar que na maioria das vezes até é.
Os portugueses vivem hoje num clima de crise, desde o desemprego, à nossa fraca economia
é certo que quem mais sofre somos nós, mas o que certamente muitas vezes não nos passa pela cabeça é que podemos ter uma certa culpa nesta grave situação. Frequentemente, quando vamos às compras, tentamos ir à procura do produto mais barato, mas o que agora é barato, pode vir a curto prazo, a tornar-se muito caro para todos nós. Desde a mais pequena especiaria ao peixe que comemos, o nosso mercado está inundado por produtos fabricados no estrangeiro. Tendo normalmente esses países uma economia mais forte que a nossa, conseguem vender os seus produtos a um preço mais baixo e, desta forma, somos levados, a comprá-los. Mas, quando o fazemos, estamos a contribuir para um maior crescimento das exportações desses fabricantes estrangeiros e, sem dúvida, por vezes, a tirar postos de trabalho no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos artigos estrangeiros, os nossos fabricantes são obrigados a subir o preço dos seus produtos para compensar as quebras de produção. Ora se os produtos concorrentes já eram mais baratos na origem, isto faz com que os nossos fiquem ainda mais caros. E sendo mais caros, ninguém os compra. Toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de muitas empresas e consequentemente ao crescimento do desemprego.
Na hora de escolher, é bastante fácil tomar uma atitude correcta: procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto. Não custa nada e estamos a defender o que é nosso.

Para mais informações vejam aqui.

<"De sua justiça">

6 Comments:

At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa defesa do que é nacional e que na maior parte das vezes é mesmo bom! Gostei também do cartoon.

 
At 2:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me do fim: Bjs Lena

 
At 4:01 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

loool (para o cartoon)
Quanto ao resto vamos nessa!! Excelente campanha!!
Concordo!agora vou passar a olhar para o 560.
Beijos.

 
At 6:39 da tarde, Blogger planaltobie said...

Sabes quem iniciou... se apercebeu, tomou a iniciativa, fez o blog 560? ...Três estudantes do Secundário de uma escola da margem Sul. Nunca mais pararam. Ainda temos "bons alunos"!

PCosta

 
At 7:47 da tarde, Blogger Mitsou said...

Grandes novidades por aqui :))
Está óptimo o teu blog (e eu com uma data de coisas para ler quando retomar as lides bloguísticas).

Vim só deixar um grande beijinho e votos de uma óptima semana, minha querida!

 
At 12:06 da tarde, Blogger xá-das-5 said...

Bela postada!
Bora "vender" o 560 como o novo modelo das Levi's?
Era um sucesso...

 

Enviar um comentário

<< Home