quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Citius, Altius, Fortius


Hoje vou dar jus ao nome do meu blog. Como sabem vão começar os XX Jogos Olímpicos de Inverno, em Torino, Itália.

Dia 10 de Fevereiro, amanhã é a cerimónia de abertura. Esta cerimónia será transmitida na Eurosport 2 às 18.30h.


As modalidades de Inverno são:

Hóquei no gelo



Patinagem



Esqui




Biatlo



Curling



Luge



Bobsleigh




A nossa representação nestes jogos resume-se a Danny Silva que irá concorrer na prova de 15 Km Cross Country.












Foto daqui




A mascote destes jogos também tem nome Português. O designer Pedro Albuquerque desenhou a Neve e o Gelo e foram os escolhidos .






Símbolos olímpicos



Os cinco anéis - Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os anéis olímpicos foram idealizados em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin e introduzido nos Jogos de Antuérpia em 1920. Os anéis representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas seis cores, incluída a branca, existe na bandeira de cada um dos países filiados ao COI.

O lema – 'Citius, Altius, Fortius' (que em grego significa 'O Mais Rápido, O Mais Alto, O Mais Forte'). A frase latina, criada pelo padre Henri Martin, amigo do Barão de Coubertin, era utilizada para descrever as realizações atléticas dos estudantes do Albert Le Grand School. As palavras latinas estavam cravadas em uma pedra acima da entrada principal.

A tocha - Nasce a partir da chama olímpica, que fica acesa de forma permanente em Olímpia, na Grécia. Na Grécia Antiga, as tochas serviam para conduzir a chama do fogo sagrado de um altar para outro. O fogo era tido como um elemento purificador. Na Era Moderna, a tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns de diferentes países até o local da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Permanece acesa em uma pira, no Estádio Olímpico, durante toda competição e é apagada ao final da cerimônia de encerramento. A tocha olímpica ganha um novo desenho e forma a cada edição dos Jogos Olímpicos.

O juramento - 'Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes', escrito pelo Barão de Coubertin e feito por um atleta do país anfitrião na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

O hino - Composto em 1896 pelo grego Spirou Samara, com letra do músico grego Cositis Palamas, foi adotado pelo COI em 1958.

A crença olímpica - 'A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante da vida não é a vitória, mas a luta. O essencial não é conquistar e sim lutar bem', adotada pelo Barão de Coubertain depois de tê-la ouvido do bispo da Pensilvânia, Ethelbert Talbot, durante os Jogos de Londres em 1948. Ao longo da história dos Jogos, tem havido muitas alterações nessa mensagem.

O mascote olímpico - Adotado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, na França, servem como embaixadores e mensageiros da amizade e personificam a cultura ou a fauna da região onde se realizam os Jogos Olímpicos.

Os jogos Paralímpicos de Inverno este ano realizam-se também em Torino, Itália entre os dias 10 e 19 de Março.

<"De sua justiça">

8 Comments:

At 2:25 da tarde, Blogger planaltobie said...

Que musica tão suave, tão bonita. É o msu estilo.

PCosta

 
At 4:25 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Obrigada pela lição de história e cultura olimpicas!!
É interessante saber que Portugal apesar de não ter tradição de grande participação nos Jogos Olímpicos de Inverno (já houve alguma)este ano estará representado de formas diversas!..parabéns ao Danny Silva (cá estaremos a torcer para que dê o seu melhor); e quanto ao Pedro Albuquerque ... a sua Neve e o seu Giz são umas mascotes girissimas... (Estou cá a pensar que o São Pedro em jeito de comemoração resolveu bridar-nos com aquela neve daquele Domingo. Parece-me que temos que agradecer aos nossos olimpicos)
Beijos

 
At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora aí está um bom tema para desenvolver para quem tem um blog com um nome destes. Para além disso, também eu já fiquei a saber mais alguma coisa hoje sobre os Jogos Olímpicos.
E é mais uma cerimónia daquelas que vale a pena ver de certeza...
Obrigada e bjs Lena

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acabo de enriquecer a minha cultura desportiva e não só.E a música era mesmo o que precisava hoje,para relaxar...
Beijinho Tété
kaloira

 
At 8:47 da tarde, Anonymous Ni said...

Estás cada vez melhor...ganda música!!!e claro texto elucidativo e oportuno,como tu tão bem sabes ser!
Beijinhos.

 
At 12:08 da manhã, Blogger Mocho Falante said...

Gosto tanto dos jogos olimpicos pá...amanhã quero estar em casa a horas, nem que a vaca tussa

beijocas

 
At 2:05 da manhã, Blogger xá-das-5 said...

ora eu sou mais, tás a ver, fórmula 1 e quejandos... sorry.... uma bela partida de ténis... sei lá... a música de que todos falam, não surgiu :(

 
At 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

as três palavras são em latim e não em grego ! eis a falsa cultura.

 

Enviar um comentário

<< Home