segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Gerações

Falei-vos aqui dos meus tempos de jogadora de basquetebol. Pois hoje vou falar-vos desta geração mais recente, também ela praticante desta modalidade. Costuma-se dizer que "Filho de peixe sabe nadar". Assim parece ser. Estas duas jovens de que hoje vos vou falar são minhas sobrinhas. Filhas de jogadores de basquetebol. Tanto a Mãe como o Pai foram praticantes da modalidade. A Mãe que por acaso é minha irmã, ainda está ligada ao basquetebol, treinando desde o mini-basquete até a selecção de cadetes femininos. O Pai antigo jogador do Benfica e árbitro de basquetebol , faleceu há 4 anos. Estas dua jovens , a Joana e a Filipa foram consideradas as MVP (Most Valuable Player), a primeira na fase final de Juniores e a Filipa na fase final de Cadetes.
Existe um jornal semanário, "O Desporto Jovem" que sai à 6ª feira e só fala de jovens desportistas e foi ondei encontrei as entrevistas feitas à Joana e à Filipa.
Como devem calcular esta duas jovens respiram basquetebol, desde que nasceram que vêem basquete , brincam com a bola desde pequeninas e acompanharam sempre a Mãe nas suas lides como treinadora.
Ser MVP (Most Valuable Player), significa que são praticantes com mérito e que o esforço é recompensado. A mais velha(16 anos), a Joana está neste momento integrada no CAR (Centro de Alto Rendimento), vive no Centro de Estágio da Cruz- Quebrada, estuda numa escola perto do Centro, treina todos os dias e só vai a casa aos fins de semana. O seu sonho é jogar na Liga, ir depois para Espanha ou Estados Unidos. Tem como ídolos os Pais, Magic Johnson e Ticha Penicheiro.
A Filipa(13 anos) segue as pisadas da irmã. Gostava de jogar com a irmã, gostava de ir para o CAR e tal como a Joana jogar na Liga e nos EUA.
Além destas duas existe ainda a mais pequena, a Carolina(8 anos) que já joga Mini-basquete e que certamente irá seguir as pegadas das irmãs mais velhas. São 4 grandes mulheres que dedicam a sua vida ao basquetebol e que também são boas estudantes. Um exemplo para as novas gerações.

Esta foto das 4 com um antigo jogador também de basquetebol, Samuel Carvalho, promotor com mais dois antigos jogadores de basquetebol de um site - Mundoslam- que serve de ponto de encontro a antigo jogadores de basquetebol de Moçambique.

<"De sua justiça">

6 Comments:

At 2:24 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Parabéns às tuas sobrinhas pela persistência, mérito e força de vontade!! É sempre bom ter quem siga as pegadas de uma família! Além disso nada melhor que ver a juventude dedicada ao desporto, queremos uma "love generation" em todos os aspectos. Que continuem em frente!
Jinhos e boa semana!

 
At 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É bom sabermos que também nas novas gerações há gente com espírito desportivo e que se dedica à pratica do desporto de forma saudável. Parabéns não só às duas MVPs como aos pais e, já agora, à tia que foram também verdadeiros desportistas.
Bjs Lena

 
At 9:56 da tarde, Blogger planaltobie said...

E são muito giras, fôôôôôgo!
A Joana se calhar conhece o beneditense João Pedro que também está no CAR.

Parabéns a todas, incluindo a Carolina. Assim é que é!

Bj PCosta

 
At 12:06 da manhã, Anonymous IO said...

Giro era o Samuel quando era mufana no Ferroviário!! Eh, pá, oh TT, estou maravilhada em conhecer as tuas sobrinhas!! Parabéns!! - beijo a todas, e já agora um especial à mamã delas, minha colega de liceu!! IO.

 
At 9:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

As suas sobrinhas são lindas, muito me honra saber que estão bem e que são umas grandes atletas, de quando em quando lá passo pela net. Saber como vai a vida desportiva da Joana e da Filia, filhas de um grande amigo, que eu admirava como irmão, é que eu sou primo direito do José Manuel Bernardeco.
Éramos muito amigos, conheci as priminhas quando muito pequenas, no ultimo adeus ao o José Manuel.

Faço votos que sejam grandes atletas e que consigam tudo no Basquetebol, adoraria um dia vela jogar.
Beijos para elas de António João Vacas Bernardeco

 
At 11:11 da tarde, Anonymous GLORIA VACAS BERNARDECO said...

DEVERAS QUE HOJE DIA 25-2-2009, NAO SEI COMO NEM PORQUE ENTREI AQUI BUSCANDO NAO SEI EM VERDADE O QUE,O SERTO QUE SEN DARME CONTA ,O COIZAS DO DESTINO QUIS QUE EU VIECE AQUI, E ME ENCONTRO COM AS MINHAS RAIZES, FILLAS DO MEO ADORAVEL ( PRIMO IRMAO, SOBRINHO DO MEO QUERIDO PAIZINHO)(MANUEL BERNARDECO) ISTO E INCRIVEL, EU QUE VIVO FORA DE PORTUGAL,(MADRID)HA 28 ANOS,E QUE APENAS CONHESO OS MEOS FAMLIARES, QUE O UNICO QUE EU SEMPRE CONTACTEI, E CONHESI FOI PRESIZAMENTE O MEO PRIMO JOZE MANUEL BERNARDECO VENHO A COMPROVAR QUE AQUELAS BEBES QUE EU UM DIA VI HOJE JA SAO UMAS GRANDES MULLERES,E GRANDES EM ALGO QUE O SEO PAI ADORAVA (O BASQUETEBOL)SOU FELIZ POR VER QUE OS BERNARDECOS SIN ESTAMOS NA HISTORIA.FELICIDADES:AGRADESENDO QUE SE ALGUN DIA ALGUMA DELAS VIREN ESTE MESSNGER SE COMUNICASEN COMIGO GLORIA VACAS BERNARDECO, ESPERANDO SEMPRE RESPOSTA BEIJOS BEIJOS BEIJOS DA PRIMA QUE SEMPRE OS LEVAREI COMIGO NO CORAÇAO

 

Enviar um comentário

<< Home