quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Somente 5 em 20...

A minha escola pertence a um Agrupamento (que novidade!!!) com pré - escolar, 1º ciclo e 2º ciclo. Crianças com idades entre os 3 e os 12/13 anos. Sou Professora de Educação Física e este ano só tenho turmas do 2º ciclo. Sou Directora de turma já há uma série de anos e acompanho sempre do 5º para o 6º os meus alunos. Acabamos por ter uma relação mais chegada, conhecemo-nos melhor e aprendemos todos os dias uns com os outros.
Este ano a minha direcção de turma é do 6º ano e portanto já nos conhecemos uns aos outros de "gingeira". Mantenho uma boa relação com a turma a todos os níveis, mas a nível da minha disciplina e da prática desportiva tem-se revelado fora de série. Isto acontece ciclicamente a qualquer professor de "x" em "x" anos.
A maioria , e são 20 alunos, tem além de boas capacidades físicas , uma força de vontade e um querer aprender e evoluir, que espanta. Alguns deles, a maioria, pertence ao meu grupo de basquetebol do Desporto Escolar e portanto passamos muito tempo juntos. Além de ser muito exigente com eles, motivo-os para a aprendizagem e principalmente para o respeito pelos colegas de equipa, adversários e árbitros, tendo sempre o espírito desportivo presente em todos os momentos.
Mas esta conversa toda é para vos dizer que lhes tenho falado nos Jogos Olímpicos de Inverno que estão a decorrer e como me tenho deliciado a ver algumas das disciplinas destes jogos, perguntei-lhes se têm visto. Ora a maioria disse que não. Perguntaram-me em que canal dava, as horas e os dias. Como passam a maior parte do dia na escola é dífícil verem. Depois quando (Foto daqui) lhes disse que dava na RTP 2 (à 15 h) e na Eurosport, fizeram-me uma cara feia. Então porquê?
Admite-se que numa turma de 20 alunos só 5 tenham acesso à CaboVisão ou TV Cabo? Que País este onde vivemos...
Será mais uma vez este o "Xoque teknológico" que tanto fala o governo?
Dei-lhes a página da net onde podia saber tudo sobre os Jogos e como são interessados assim que puderam foram ver, na escola claro, porque em casa também poucos são os que têm computador muito menos internet.
Então hoje na aula fiz-lhes este desafio. Colocarem-se para a fotografia de costas e com o braço no ar somente os alunos que tinham mais do que os 4 canais de televisão. Aceitaram logo. Na minha escola ainda é bom e agradável estar com os alunos. Ainda se aproveita muita gente desta geração.
O resultado está aqui. 5 em 20.

<"De sua justiça">

3 Comments:

At 8:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é o Xoque teknologico é, como em muitas outras coisas no nosso país, só para alguns, os das grandes cidades. No resto do país só acontece no papel e para as televisões. É pena mas é a realidade.
Esperemos por melhores dias também nesse campo!
Bjs Lena

 
At 11:52 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Sabes eu penso que isso é grave, mas também considero grave que os quatro canais - principalmente os do Estado- nem sequer a abertura dos referidos jogos tenham transmitido...Serviço Público de televisão..onde? quanto ao Xoque tecnológico... estamos fartos de xoques...

 
At 12:07 da manhã, Blogger Kamikaze said...

Ó Teresa,

Já a minha (escola) pertence a um agrupamento com pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. Claro que, tendo em conta a minha burrice, sou aluno e não professor, como tu. Imagina que sou tão burro que frequento o curso normal diurno e... o nocturno. Sou mau aluno a todas as disciplinas, mas sou mesmo péssimo a Português e a Inglês.
Não tenho TV cabo, mas, em contrapartida, tenho um cabo na TV, se é que isso conta para alguma coisa.
Tendo em conta a minha experiência como estudante repetente, concordo contigo: ainda há turmas com "T", rapaziada a quem antevejo um futuro risonho, dentro das limitações deste país.
Quanto a choques... já não digo nada e pouco sei. Os que conheço(mas não vejo) são aqueles que me dão na cabeça, quando vou às consultas de psiquiatria no hospital dos malucos.


(Um fã incondicional dos professores)

 

Enviar um comentário

<< Home