sexta-feira, março 24, 2006

Disturbios Alimentares

Na 4ª feira na minha escola fui assistir com os alunos da minha direcção de turma (6º ano) a uma sessão sobre nutrição, dinamizada pelos Professores do 4ª grupo (agora 230) da disciplina de Ciências da Natureza.

A rapariga que foi dar a sessão é Nutricionista. Utilizando as novas tecnologias, simplesmente levava uma “pen” com o trabalho todo a apresentar. A escola forneceu-lhe o computador portátil e o “data-show” para poder projectar o trabalho. Quase todo continha imagens, devido às idades dos alunos é muito mais motivante quando tem “bonecos” e levava , a meu ver, bem organizado. A moça também diga –se de passagem tinha jeito para a miudagem e uma paciência de Jó.

Isto porque os conteúdos que estão a dar na disciplina de CN – como eles dizem – é sobre esse tema.

Música de Depeche Mode - Precious

Powered by Castpost

Ora comecemos pela famosa “Roda dos alimentos”. Eu desde que dou aulas e desde que acompanho os meus dois flhos nos estudos já conheci 3 ou 4 rodas dos alimentos e até uma Pirâmide. A nova, a mais recente tem 7 fatias e ao meio um círculo com a água (inovação). As fatias tem a ver com a proporção dos vários alimentos que devemos ingerir. Assim os mais pequenos dizem respeito às gorduras, azeite , manteiga e outros e depois à carne e ao peixe, a maior é para os legumes, frutas e arroz, batatas , massas e etc.

Depois de se falar e uma alimentação equilibrada, falou-se em Anorexia e Bulimia.

Estas duas doenças que afecta tantas raparigas adolescentes e agora começam a ser descoberta também em rapazes e em jovens de 9/10 anos.
Eu conheço um caso de uma miúda que com 16/17 anos , inteligente – pois ainda por cima dizem os entendidos que a maioria das pessoas afectadas por esta doença são inteligentes. Filha de pessoas cultas, bem formadas , um deles médico. Estas doenças não escolhem meios sociais. Quase sempre as pessoas com Anorexia não gostam do seu corpo, acham que ninguém gosta dela, acham-se gordas, apesar de estarem magras, quando se vêm ao espelho a imagem que vêm de si próprias é de um ser gordo apesar de estarem magras, deixam de comer aos poucos e praticam desporto em demasia para queimarem as calorias que acham que ingerem em excesso.
Isolam-se cada vez mais, evitam tomar refeições com a família para não serem chamadas à atenção.
As modelos de hoje que desfilam pelas passerelles da moda são todas magras, a moda destes tempos modernos é ser magra, elas procuram a perfeição e essa perfeição é ser magro.
Depois existe a Bulimia. Uma consequência da Anorexia. A Bulimia difere da primeira somente porque neste estado as pessoas comem mais do que podem e devem e logo depois vão vomitar, não dando tempo que os alimentos sejam absorvidos pelo organismo. Neste caso agrava-se o problema dos dentes estragados, uma vez que como sabem o nosso estômago segrega um ácido e quando se vomita esse ácido estraga os dentes.

Sem vos querer maçar mais pois penso que hoje em dia todos estamos informados sobre estes males deste novo século, deixo-vos aqui um link para uma página de uma pessoa Anóretica que diz que não é uma doença é um estilo de vida e incentiva a Anorexia.

Se quiserem saber mais basta pesquisarem no Google sobre Anorexia e Bulimia.

Para pesquisarem blogs e páginas de pessoas com estas doenças pesquisem no Google com o título “Pro Ana”, para Anorexia e “Pro Mia” para Bulimia.

<"De sua justiça">

9 Comments:

At 12:18 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Bem aí está um tema cada vez mais actual!!!
Também conheci vários casos, entre muitos penso que esse que enumeras!!
É uma doença para a qual devemos estar alerta enquanto pais e ducadores.
Assusta-me imenso esta problemática pois muitas vezes não é reconhecida como a grave doença do foro psiquiátrico que é!!!
Mais um tema pertinente!!!
Bjs

 
At 8:29 da manhã, Blogger a lice said...

Parabéns por este post, está excelente e aborda um tema sempre actual!:)

Beijinhos.

 
At 11:53 da manhã, Blogger Carlota said...

Nós lá em casa neste assunto somos muito saudáveis, felizmente. Toda a gente adora comer! Até mais do que deviamos...
Obrigada por toda a informação.
Beijola e excelente fim-de-semana!

 
At 12:04 da tarde, Blogger BlueShell said...

Importantíssimo este tema...principalmente em certas idades mais sensíveis à auto-estima...
beijos, BShell

 
At 1:30 da tarde, Blogger Wakewinha said...

Essa besta que publicita a anorexia deve ser uma gorda frustrada, só pode! =/
Os distúrbios alimentares são cada vez maiores, porque é criado nos miúdos a ilusão de que as manequins e actrizes são realmente como nós as vemos. Ninguém lhes fala do photoshop, da lipoaspiração, da liposcultura, etc... É preciso ter uma grande capacidade e auto-estima para nos aceitarmos como realmente somos! Já no meu tempo era assim. Hoje deve ser bem pior...
Um beijinho*

[Daqui a poucas horas começa o maior holocausto dos nossos dias: age!]

 
At 4:20 da tarde, Blogger Alien David Sousa said...

Parabéns pelo teu texto.
É um texto que deveria ser lido por todos os pais que tem filhos na faixa etária de "risco".Claro que os miudos também o deviam ler, mas aqueles que já estão envolvidos pela doença, não é um texto que os vai ajudar.
O que me agradou foi que escreveste um bom texto, sem ser maçador e que " ESPEREMOS" leve alguém a abrir os olhos.
Muitas vezes os pais não querem ver o óbvio.
Fica bem

 
At 7:33 da tarde, Blogger PiresF said...

Boa aula. Gostei Senhora Professora.
Para além de partilhar o conhecimento com os seus alunos, ainda faz o favor de o partilhar na net.
Obrigada por isso.
Um abraço.

 
At 7:38 da tarde, Blogger Su said...

obgda pela partilha de temas spre actuais mas ainda mto escondidos...
jocas maradas

 
At 8:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que este blog está a tornar-se cada vez mais num "serviço de utilidade pública" pelas suas informações e temas de interesse geral e, como não podia deixar de ser, sempre actual. Parabéns!
Bjs Lena

 

Enviar um comentário

<< Home