domingo, março 05, 2006

Evolução ou Atraso

Depois de ter passado este chuvoso e ventoso sábado a tratar do IRS, contas e mais contas, papéis e mais papéis, deprimida fiquei com o resultado que irei obter lá para Junho/Julho, depois de um ano de árduo trabalho, não valeu a pena o sacrifício feito. Assim deixo-vos esta pérola do nosso ensino que recebi por mail que vem mesmo a propósito.
Apesar de terem inventado novos jogos para motivar os alunos no ensino da Matemática, como o jogo do "24", da "Tabuada" e o "Sudoku" não me parece que mesmo assim, daqui a 15 anos os alunos de hoje irão ser capazes de fazer o IRS deles...
Música dos GNR - + vale nunca


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Evolução do ensino da matemática em Portugal
Anos 50
Um agricultor vende uma saca de batatas por 1000 escudos. O custo de produção é de quatro quintos o preço de venda. Qual foi o seu lucro?

Anos 60
Um agricultor vende uma saca de batatas por 1 000 escudos. O custo de produção é de quatro quintos o preço de venda, ou seja, 800 escudos. Qual foi o seu lucro?

Anos 70
Um agricultor troca um conjunto P de batatas por um conjunto D de moedas. A cardinalidade do conjunto D é de mil, e cada elemento de D vale uma unidade de escudos. Desenha mil pontos grandes, que representam os elementos de D. O conjunto C, dos custos de produção, é formado por menos 200 pontos grandes do que o conjunto D. Representa C como um subconjunto n de D e dá a resposta correcta à pergunta "qual a cardinalidade do conjunto dos lucros?". (Assinalar todos os pontos a vermelho)

Anos 80
Um agricultor vende uma saca de batatas por mil escudos. Os custos de produção são de 800 escudos e o lucro de 200 escudos. Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com os teus colegas.

Anos 90
Um agrikultore comçegue inxustamente 200 paus por uma çaca de batatas. Hanaliza este teisto, procura errus de conteudo, gramatika e pontuassão e depois espreça o teo metudo de pençamento.

Depois de lerem passem para este poema, que encontrei no blog da "marakoka". Simplesmente genial.

Bom Domingo!

<"De sua justiça">

6 Comments:

At 12:16 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Primeira!!!!
looool
Essa história da evolução da matemática está demais ... dessa forma qual IRS...???
Nem Português loool...
Beijos

 
At 9:25 da manhã, Blogger a lice said...

Tens toda a razão!:)) Nem com o Sudoku!:))

Abraço e bom domingo também para ti!

 
At 11:38 da manhã, Blogger planaltobie said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 11:45 da manhã, Blogger planaltobie said...

Sobre o abaixamento da fasquia, ou o ´atraso`, repara:

Nos anos 30:

Um agricultor quer vender uma saca de batatas por 10 escudos (a preços do tempo), mas não sabe contar! ...Deve emigrar ou continuar analfabeto?

Anos 10 (ainda antes da República).

Discipuli, ne piger, sed seduli sitis (alunos, não sejais preguiçosos, mas diligentes!)

ou

Puer orat ut pater ejus mox sanus sit (o menino ora para que o pai dele em breve esteja são).

Embora haja formas para ´inventar` palavras latinas, sinceramente, não sei como se escreve batata, pois elas foram importadas do novo mundo no tempo das descobertas, o que significaria que eu, em exame da 4.ª classe, não passaria a fasquia!

Mas eu compreedo, eu compreendo...

Óptimo Domingo (agora as missas já não são em Latim, que retrocesso)

PCosta
PS. Apaguei a mensagem anterior porque não sei reeditar e... queria emendar a palavra/expressão "...mas diligentes".

 
At 7:38 da tarde, Anonymous IO said...

Mas é precisamente isso que os governantes querem, TT, que os cidadãos sejam ignorantes...

 
At 3:08 da manhã, Anonymous Ni said...

Quanto ao IRS eles já estão a resolver o assunto,com medo que vá tudo gatado,vão acabar com as declarações anuais!!!
Quanto à evolução...gosto da dos anos 80 eh!eh!eh!Beijos.

 

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