segunda-feira, março 13, 2006

H5N1

Medicamentos só para alguns

Há cem mil portugueses considerados «fundamentais» para receber anti-virais em caso de pandemia da gripe das aves. Saiba quem são e por que são tão importantes.

Música de GNR - Sexta feira


Powered by Castpost

Cem mil portugueses estão classificados como «fundamentais para o país», dado os cargos que ocupam, e por isso irão receber anti-virais em caso de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves, anunciou a sub-directora geral da Saúde.
Trata-se de profissionais de saúde, responsáveis que trabalham em sectores como o fornecimento de electricidade, água, gás ou alimentos e ainda outros como as forças de segurança, especificou Graça Freitas. Será que agora somos catalogados por importância conforme a catástrofe que se espera????
Estes portugueses constam de um esquema profilático prolongado que consiste na toma durante seis semanas do anti-viral considerado mais eficaz para combater a gripe humana provocada pelo vírus H5N1 (oseltamivir).
Este medicamento ainda não está em Portugal, pois está incluído na reserva estratégica que assegurará a administração de oseltamivir a 25 por cento da população (mais os cem mil portugueses prioritários) e que deverá chegar ao país no segundo semestre deste ano. Actualmente Portugal tem uma reserva de 11 mil tratamentos completos de osltamivir.
De acordo com Graça Freitas, Portugal está ainda a avaliar propostas de empresas farmacêuticas que estão a investigar a vacina contra o H5N1. Tal como a maioria dos outros países, Portugal pode efectuar uma reserva para assegurar que assim que o vírus sofra uma mutação que permita a transmissão entre humanos e que seja descoberta a respectiva vacina, se torne possível a sua aquisição.


Vejam aqui o que constatou o Carlos Narciso.

Claro que em relação a este assunto, não estou alarmada mas ando atenta , às notícias e ao desenrolar da mutação do vírus.
Há uns anos aqui atrás quando se começou a falar na vacina da hepatite, os meus filhos eram pequenos e a minha preocupação foi enorme, se havia ou não de os vacinar. Pedi algumas opiniões a pessoas competentes e entendidas e as respostas foram diferentes umas das outras. Quando depois de algum tempo de reflexão sobre o que era melhor para eles e para mim, resolvi ir comprar as vacinas e estavam esgotadas. Valeu-me uma amiga e colega que tem familiares com farmácia e que me arranjou as ditas vacinas.

Espero com este medicamento que dizem ser eficaz contra a gripe das aves não me faça passar pela mesma situação. Acho que todos temos os mesmos direitos, e isso inclui o direito à saúde. Mas numa altura de vida ou morte prefiro recorrer aos amigos. Como sempre neste País cheio de injustiças, de cunhas e "lobys" só se safa quem conhece as pessoas certas.

<"De sua justiça">

12 Comments:

At 11:19 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Pois é cara amiga... curiosamente estive para postar sobre este mesmo assunto hoje, mas resolvi não o fazer por ter ficado algo revoltada com o assunto.
É obvio que como cidadã posso compreender que haja pessoal de risco e sectores prioritários. não posso é compreender é que todos os outros não sejam também prioritários!!!!!
Também eu em caso de pandemia vou recorrer aos amigos... é o país do salve-se quem puder... e amiga... se não os podes vences ... junta-te a eles!

 
At 11:45 da tarde, Blogger planaltobie said...

Isto é tudo uma candonga do caraças. Há uns meses a Sebastiana por causa da vacina da gripe, a simples, claro, chateou-se na farmácia. Mas lá conseguimos arranjar para os quatro.

 
At 12:22 da manhã, Blogger a lice said...

Esperemos que o medicamento chegue depressa!

Abraço e uma boa semana!:)

 
At 1:32 da manhã, Blogger Sombra said...

Meu deus, isto anda tudo louco... Medicamentos só para alguns, isto é ridiculo!

 
At 8:53 da manhã, Blogger francis said...

Receio que no caso do vírus chegar mesmo a Portugal, seja uma catástrofe. Os portugueses não têm uma cultura de prevenção e não estou a ver os criadores de aves avisarem as autoridades sempre que encontrem animais mortos correndo assim, o risco de perder muito dinheiro.
A ver vamos.
BJS!

 
At 3:07 da tarde, Blogger Wakewinha said...

Demasiado ridículo para ser sequer pensado... =S Quando mais se fala em que devemos deixar de ser apenas um número, surge-nos esta teoria... Bahhh!
Um beijinho grande e bom início de semana*

 
At 6:50 da tarde, Blogger Laura Lara said...

Fico tão revoltada quando leio coisas destas que prefiro não acreditar.
Beijinhos

 
At 8:20 da tarde, Blogger Su said...

concordo contigo, este país é o da lei do compadrio:)))))))))

jocas maradas

 
At 10:56 da tarde, Anonymous IO said...

Olá TT, como ando a tomar pilulas para os atchins, passo só para te deixar um beijo. Ok, sai com 'post' sobre a patuskada (o prazo terminava amanhã...) que eu ando meia zonza lol, IO.

 
At 11:34 da tarde, Blogger dakidali said...

Será a gripe das aves???? Tu vê lá rapariga se te pões em forma.
Beijinhos e as melhoras
Teresa

 
At 12:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não tinha ouvido essa notícia e fiquei incredula quando li este teu post. Era só o que nos falta: haver Portugueses de 1ª e outros de 2ª. Espero sinceramente que esta medida nunca tenha de vir a ser posta em prática. Para bem de todos.
Bjs Lena

 
At 1:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O editorial completo está aqui: http://www.dsalud.com/editoriales_81.htm.htm e o resumo é este: (mas fará isto qualquer sentido?)

Extracto de la Editorial del número 81(abril-2006) la revista DSALUD por José Antonio Campoy

¿Sabes que el virus de la gripe aviar fue descubierto hace 9 años en Vietnam?
¿Sabes que desde entonces han muerto apenas 100 personas EN TODO EL MUNDO TODOS ESTOS AÑOS?
¿Sabes que los norteamericanos fueron los que alertaron de la eficacia del TAMIFLU (antiviral humano) como preventivo?
¿Sabes que el TAMIFLU apenas alivia algunos síntomas de la gripe común?
¿Sabes que su eficacia ante la gripe común está cuestionada por gran parte de la comunidad científica?
¿Sabes que ante un SUPUESTO virus mutante como el H5N1 el TAMIFLU apenas aliviara la enfermedad?
¿Sabes que la gripe aviar hasta la fecha solo afecta a las aves?
¿Sabes quien comercializa el TAMIFLU? LABORATORIOS ROCHE
¿Sabes a quien compró ROCHE la patente del TAMIFLU en 1996? a GILEAD SCIENCES INC.
¿Sabes quien era el Presidente de GILEAD SCIENCES INC y aun hoy principal accionista? DONALD RUMSFELD, actual Secretario de Defensa de USA
¿Sabes que la base del TAMIFLU es el anís estrellado?
¿Sabes quien se ha quedado con el 90% de la producción mundial de este árbol? ROCHE
¿Sabes que las ventas del TAMIFLU pasaron de 254 millones en el 2004 a mas de 1000 millones en el 2005?
¿Sabes cuantos millones más puede ganar ROCHE en los próximos meses si sigue este negocio del miedo?
O sea que el resumen del cuento es el siguiente: Los amigos de Bush deciden que un fármaco como el TAMIFLU es la solución para una pandemia que aún no se ha producido y que há causado en todo el mundo 100 muertos en 9 años.
Este fármaco no cura ni la gripe común. El virus no afecta al hombre en condiciones normales. Rumsfeld vende la patente del TAMIFLU a ROCHE y este le paga una fortuna.
Roche adquiere el 90% de la producción del anís estrellado, base del antivírico. Los Gobiernos de todo el Mundo amenazan con una pandemia y compran a ROCHE cantidades industriales del producto.
Nosotros acabamos pagando el medicamento y Rumsfeld, Cheney y Bush hacen el negocio....

¿ESTAMOS LOCOS, O SOMOS IDIOTAS? AL MENOS PASALO PARA QUE
SE SEPA.

Um Palhaço Anónimo

 

Enviar um comentário

<< Home