segunda-feira, março 06, 2006

Morte Súbita / Estúpida

Diagnosticar doenças cardiovasculares que podem causar morte súbita vai ser mais fácil. Uma empresa portuguesa criou testes inovadores capazes de detectar novos genes e alterações genéticas associadas a estas doenças, que, na maioria das vezes, têm uma causa genética... ...O síndrome de Brugada é a mais comum causa de morte súbita (12 por cento dos casos) em indivíduos sem alterações cardíacas estruturais. Os doentes têm arritmias ventriculares que originam alterações electrocardiográficas típicas... PORTUGAL DIGITAL 26/02/06

Música de Chopin - Mª João Pires - Nocturnos - nº20

Powered by Castpost

Uma cronologia de mortes de desportistas em acção em diferentes especialidades

O jogador do Benfica, Miki Fehér, caiu inanimado no estádio. Mas a história do desporto regista outras mortes trágicas. 25 de Janeiro de 2004
1967 - TOM SIMPSON. O ciclista britânico não resistiu a uma paragem cárdio-respiratória, quando realizava uma das etapas de montanha (Mont Ventoux) da Volta à França em bicicleta. O ciclista, sob o efeito de produtos dopantes, anfetaminas, foi além das suas capacidades de resistência.
1973 - «PAVÃO». O futebolista do FC Porto sofreu uma paragem cárdio-respiratória aos 13 minutos de um jogo frente ao Vitória de Setúbal, a contar para a 13ª jornada do Nacional da 1ª divisão.
1975 - JEAN-CLAUDE MISAC. O ciclista francês, de 26 anos, morre na sequência de uma paragem cardíaca durante um treino.
1977 - LUCIANO VENDEMINI. O basquetebolista italiano Luciano Vendemini, da equipa do Chinamartini Turim, morre pouco antes de um jogo do campeonato de Itália, quando se encontrava a dar autógrafos.
1977 - RENATO CURI. O futebolista do Perugia cai inanimado aos 50 minutos de um jogo frente à Juventus. A sua morte é justificada devido a uma malformação cardíaca congénita.
1980 - OMAR SAHNOUN. O futebolista internacional francês, de 24 anos, morre após uma crise cardíaca, no decorrer de um treino que realizava em Bordéus.
1987 - NAVALHO. O futebolista do Atlético, de 20 anos, sofreu um enfarte agudo do miocárdio nos minutos iniciais do jogo-treino, frente à equipa do Al-Jazir (Emirados Árabes Unidos).
1988 - CONNIE MEIJER. A ciclista holandesa, de 25 anos, sente-se mal durante a prova do Critério da Holanda e morre devido a uma paragem cardíaca.
1989 - SAMUEL OKWARAJI
. O futebolista, internacional nigeriano, morre em pleno campo, num jogo frente a Angola. A causa da morte ficou por determinar.
1995 - AMIR ANGWE. O futebolista nigeriano, de 29 anos, cai inanimado no jogo da meia-final da Taça das Taças de África. O jogador morreria pouco depois do final do jogo.
1997 - ANGEL ALMEYDA. O basquetebolista espanhol, de 25 anos, da Portugal Telecom sofreu um problema cardíaco durante um treino.
1998 - RUI GUIMARÃES. O basquetebolista angolano, de 22 anos, também da Portugal Telecom, sofreu um problema cardíaco durante um treino.
2000 - JOHN IKOROMA. O internacional júnior nigeriano morre devido a uma paragem cárdio-respiratória durante um jogo particular frente aos Emirados Árabes Unidos e onde o jogador fazia um teste para o clube Al-Wahda.
2000 - PAULO SÉRGIO. Paulo Sérgio, de 22 anos, sofreu uma paragem cardíaca, aos 22 anos, durante uma partida do campeonato distrital de futebol do Inatel de Viseu.
2001 - José Bernardeco - Meu cunhado, 42 anos, morre de ataque cardíaco fulminante no intervalo de um jogo de basquetebol com amigos e antigos jogadores.
2002 - STEFAN TOLESKI. O futebolista macedónio morre devido a uma paragem cárdio-respiratória, durante um jogo da sua equipa (FK Napredok).
2002 - LANDU NDONBASI. O futebolista congolês, de 36 anos, do Oliveira de Frades morreu por causas desconhecidas, durante um encontro da I Divisão da Associação de Futebol de Viseu, frente ao Oliveira de Douro.
2002 - PAULO PINTO. O extremo-poste (27 anos) do Aveiro Basket sofreu um ataque cardíaco no primeiro período de uma partida da Liga Portuguesa de Basquetebol, frente ao Benfica.
2003 - MARC-VIVIEN FOÉ. O jogador internacional camaronês caiu inanimado no relvado, aos 72 minutos do jogo da Taça das Confederações, entre os Camarões e a Colômbia. O jogador viria a falecer nos balneários, depois de nunca ter recuperado a consciência, e vítima de um aneurisma, de acordo com a autópsia.
2004 - MIKLOS FEHÉR. O avançado húngaro do Benfica, vítima de paragem cárdio-respiratória, caiu inanimado no tempo de compensação do jogo da 19ª jornada da Superliga portuguesa de futebol, frente ao Vitória de Guimarães.


Lisboa, 3 de Março de 2006 – Arrancou hoje a campanha da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), com o apoio da AstraZeneca, que sensibiliza a população Portuguesa para os riscos cardiovasculares...
...Através do claim “
Não seja a próxima vítima” e de uma marca de cadáver desenhada no chão, em todo o país, a SPC alerta os Portugueses para darem mais atenção ao seu coração, mudar os seus hábitos no sentido de viverem mais e melhor...

Po isso cuide de si, pratique uma actividade física, controle o seu colestrol, cuide da sua alimentação. Depois de estar aí sentado a ler isto , faça exercício. Não passe horas sentado em frente ao computador, à televisão, ande mais a pé, ande de bicicleta ou nade. Pela sua saúde, MEXA-SE! Não queira ser a próxima vítima.

<"De sua justiça">

7 Comments:

At 11:56 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Pois, e nós somos uns grandes e sedentários comodistas... e temos a plena consciência de que fazemos muito mal!!! Mas continuamos muitas vezes sem nada fazer! É bom que de quando em vez haja alguém que nos lembre que devemos cuidar de nós próprios!
Beijos
Marisa

 
At 11:58 da tarde, Blogger Madalena said...

Esta lista dói!!! Um beijinho e obrigada pelo aviso e pela coragem de abordares a dor!

 
At 2:56 da manhã, Anonymous Ni said...

Pois é,tu tens toda a razão... mas logo hoje,noite de óscares,só dá mesmo para estar sentada em frente ao ecrã!!!Pronto está bem,vou dar uma voltinha,até já!

 
At 3:09 da manhã, Blogger lazuli said...

gostei muito do teu blog.É como gosto, generalista, abordando vários temas.
Virei aqui muitas vezes..tenciono mesmo. Um beijo. Fernanda.

 
At 12:30 da tarde, Blogger Carlota said...

Longe de mim querer ser a próxima vítima!
A ver se esta semana começo a ir ao ginásio...
Beijola

 
At 12:40 da tarde, Blogger a lice said...

É bom que estejamos alerta para este problema!

Parabéns pelo post!

 
At 10:54 da tarde, Blogger mixtu said...

pela sua saúde, mexa-se...
vou tentar,
excelente post,
lamento a morte do teu cunhado
muitos desportistas, são figuras públicas...
jinhos e besitos de Madrid

 

Enviar um comentário

<< Home