terça-feira, março 21, 2006

O primeiro de Cavaco

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulgou hoje o decreto-lei que alinha o Ensino Superior português com o Processo de Bolonha, aprovando o primeiro diploma desde que tomou posse a 09 de Março.
Música de Beethoven 's 5th - por Yngwie Malmsteen

Powered by Castpost
(Sei que o hino adoptado pela UE é a 9th - Hino da Alegria e não a 5th mas gosto muito desta e prontos.)
O decreto-lei que prevê o alinhamento dos estabelecimentos de Ensino Superior portugueses ao Processo de Bolonha no ano lectivo de 2007/2008 (antes do prazo limite de 2010 previsto pela União Europeia) foi aprovado no início de Fevereiro, em Conselho de Ministros.
Isto para uma harmonização na União Europeia neste sector e o diploma diz que vai contribuir para que os estudantes tenham acesso mais fácil ao emprego (duvido), à mobilidade (esperemos que sim) e competividade (será?)
Mas o que é o "Processo de Bolonha"?
É a nova organização, do Ensino Superior que passa a estar assente em apenas três ciclos de estudos, correspondentes aos graus de licenciatura (com a duração de três ou quatro anos), mestrado (com a duração de um ou dois anos) e doutoramento.

Os objectivos definidos na Declaração de Bolonha, confirmados em Praga, em 2001 e em Berlim, em 2003, preconizam a adopção de uma estrutura de graus baseada essencialmente em dois ciclos, que assumirão perfis e orientações diferentes, de acordo com objectivos individuais e académicos e em função do exercício profissional e da empregabilidade.

As Universidades públicas deverão entregar os projectos de reformulação dos cursos até 31 de Março, fim do prazo pra que já possa arrancar no próximo ano lectivo.
Ainda assim são revelados alguns riscos neste processo. [ ler + ]
Se quiser ler o Processo de Bolonha pode ver aqui, está em pdf e precisa ter o Acrobat Reader instalado no seu computador. Pode fazer o download aqui.

O que isto não explica e ainda não ouvi ninguém falar é dos alunos que não estão abrangidos por este Processo, isto é, os alunos que entraram neste ano lectivo (2005/2006) para as várias Universidades e cursos que estão neste momento a tirar e são de 5 anos para obter a Licenciatura. Esperemos que como bons Portugueses não entreguem fora do prazo estipulado as alterações aos vários cursos.
Para ler este Processo todo e ter acesso a outros Documentos do Processo de Bolonha entre no Portal do Governo.

Na minha modesta opinião acho que quantidade nunca foi sinónimo de qualidade, mas também no meu tempo de estudante, havia os Bacharéis, os Licenciados e depois raramente se encontrava um Mestrado ou Doutorado. Aliás poucos eram os que tinham acesso a esses títulos. De há uns tempos para cá desapareceram os Bacharéis, tudo é Licenciado, a maioria tira Mestrados e Doutoramentos. Será que vale para alguma coisa? Não será um pouco a banalização de uns graus de estudos que depois não servem para nada?
Sempre ouvi dizer que quem muito marra , pouco aprende, ou quem sabe muita teoria , chega à prática e espalha-se, que quem tirava 20 e 19 em Medicina não era bom médico. Hoje todos os médicos para entrarem em medicina tiveram que ter 19 e 20 senão íam para fisioterapia e enfermagem. Pois ainda bem , mais vale ser um bom enfermeiro que um mau médico.
Mas nunca mais me esqueço destas frases ditas por CONFÚCIO

Diz-me e eu esquecerei
Mostra-me e eu lembrar-me-ei
Deixa-me fazer e eu aprenderei

<"De sua justiça">

11 Comments:

At 3:00 da tarde, Blogger Wakewinha said...

Obrigada por me teres dado a conhecer a "última linha" dessa citação de Confúcio, pois apenas conhecia as primeiras! ;) Quanto às coisas que dizem ser vantajosas com o Processo de Bolonha, a ver, vamos. Eu sou como São Tomé, só acredito, vendo. E eu sou uma das que esperar lucrar com a mobilidade.
Beijinho`*

 
At 7:04 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

podes crer...é por essas e por outros que ando a pensar se deva torrar os meus €s num Mestrado que apenas me vai dar um titulo que não vai servir para nada. Aliás se o tirar é apenas pelo prazer de estudar e nada mais

Quanto ao processo de Bolonha, ainda vai passar muita água debaixo desta ponte

beijocas

 
At 8:37 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Boas Tété...
Boa sorte pra hoje ;)
Gosto e concordo particularmente dos dois últimos parágrafos!! Tens muita razão...
Bjs

 
At 9:02 da tarde, Blogger Su said...

gostei de ler.te e estou de acordo contigo

jocas maradas

 
At 9:31 da tarde, Anonymous IO said...

O pai de uma amiga minha, em Itália, e à pala de se ter licenciado em cinco anos, há muito ano, se não fosse o curriculum que tem, ficava aos olhos deste regulamento apenas com o liceu... qualquer cois não foi previsto neste acordo...

 
At 11:05 da tarde, Blogger BlueShell said...

Tenho de vir aqui mais vezes….
Jinhos, BShell

 
At 12:22 da manhã, Blogger a lice said...

Vamos ver no que isto vai dar!:)

Beijinhos.

 
At 1:02 da manhã, Blogger PiresF said...

Vim aqui carpir as mágoas. Entre os meus, claro…
Saudações Leoninas.

 
At 8:45 da manhã, Blogger Pitucha said...

Esperemos para ver ccomo diz a wakewinha.
Mais uma vez, bom post Teresa. Muito informativos. Acho que o teu blog deveria ser declarado de utilidade pública.
Beijos

 
At 10:10 da manhã, Blogger jawaa said...

Bem haja em nome que todos os que a encontram por aqui, pois, como diz a sua amiga Pitucha, o seu blog deveria ser declarado de utilidade pública...
Continue em frente, o caminho é sempre belo e bom quando somos nós que o escolhemos.
Beijinho

 
At 8:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto Mestres e Doutores cada vez há mais e não é por isso que o país está melhor, antes pelo contrário...
Mas não sei se esses Mestres e Doutores todos conhecem essas frases tão verdadeiras ditas por Confúcio.
Bjs Lena

 

Enviar um comentário

<< Home