terça-feira, abril 25, 2006

Aqui posto de comando...

A música e o vídeo são tirados de um CD editado em 1999 do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Liguem a música e escutem. Depois vejam o vídeo, são cerca de 6 minutos para recordar.

Música de Zeca Afonso - Grândola Vila Morena

Powered by Castpost

Gostava que todos os dias se festejasse este dia e não só lembrado nesta data.
Gostava que os miudos entendessem o que custou a Liberdade.
Gostava que durante uma semana nas escolas para se comemorar esta data se vivesse um sistema de ditadura:
Os alunos tinham que ir todos de bata para as escolas (todos iguais);
Os alunos tinham que se levantar quando o Professor entrasse na aula;
Os alunos que não cumprissem com o regulamento interno, seriam chamados ao CE e castigados;
Não se podia dizer o que nos ía na alma, senão éramos castigados;
Gostava que não houvesse má criação ,
Gostava que não houvesse faltas de respeito.
Claro que na minha escola , nós Professores não iríamos notar muito a diferença, mas os alunos, esses sim.
Como diz Confúncio:
Diz-me e eu esquecerei.
Mostra-me e eu lembrar-me-ei.
Deixa-me fazer e eu aprenderei.

Talvez assim respeitassem a Liberdade que têm;
Talvez assim soubessem o que custou a Liberdade.


Assalto
Vídeo enviado por tuga

<"De sua justiça">

15 Comments:

At 12:25 da manhã, Blogger planaltobie said...

Comovi-me a ver o filme (eh pá, hoje...), e o Salgueiro Maia é uma das pessoas que mais admiro. A propósito, sempre que passo na ponte de Santarém, ponte Salgueiro Maia, falo dele aos meus filhos: "foi um homem que fez o seu serviço!"

 
At 12:38 da manhã, Anonymous Ni said...

VIVA O 25 de ABRIL!!!
Adorei o vídeo...que belas recordações.O Salgueiro Maia foi sem dúvida o HOMEM que nos deu a Liberdade.Nunca é demais relembrá-lo.Beijinhos e bom feriado.

 
At 12:44 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Também eu me comovi a ouvir esta música e a ver estas imagens!!!
Como o nosso amigo também eu admiro imenso o Capitão Salgueiro Maia!
Era pequena, mas recordo-me como se fosse hoje destas imagens!!! Recordo-me de estar em casa a ver na TV, de cantar a "Gaivota"!!! De saber que a Liberdade chegara!
Grande Post amiga!!! Muitas coisas em Abril não correram como seria ideal, mas será sempre importante recordar a data que devolveu esta coisa linda que nos permite por exemplo expressar o que nos vai na alma!!!
Mas muito importante será recordar também aqulela máxima que nos diz que a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros !! E o respeito e a liberdade conquistadas têm muito mas muito valor!!
Bom dia da Liberdade a Todos!!
Bjs

 
At 12:55 da manhã, Anonymous IO said...

MUITO, MUITO BONITO o teu 'post'!! - vê-se que foi escrito com o coração!!,
Um beijo grande, IO.

 
At 1:16 da manhã, Blogger amigona said...

Bom feriado, querida!

 
At 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

25 de Abril Sempre!
Eu lembro-me bem desse dia há 32 anos atrás em que,me dissseram que não podia ir para as aulas.
E também me lembro que a partir desse dia podemos, lá em casa, ouvir e falar à vontade de músicas como a do Zeca, que lá tinhamos em casa mas até aí não podiamos dizer a ninguém. Isto é Liberdade.
25 de Abril Sempre!
Bjs Lena

 
At 2:02 da tarde, Blogger Pitucha said...

Recordar o 25 de Abril é importante!
Beijos

 
At 2:05 da tarde, Blogger marakoka said...

revolução....
jocas maradas de cravos

 
At 2:47 da tarde, Blogger Madalena said...

Obrigada, Teté!!!!!

 
At 5:14 da tarde, Blogger PiresF said...

Sim, talvez assim respeitassem a liberdade que têem, mesmo aqueles que só existem nos seus cargos devido a essa liberdade.
Excelente post, pena não conseguir ver o vídeo.
Um abraço e um cravo.

 
At 5:46 da tarde, Blogger Caracolinha said...

Amiga, e acredita que é isso que tanto me custa ... ver tanta gente que não abe nem valoriza "aquilo que custou a liberdade" ... apesar de pequenina, cresci a respeitar e a pôr em prática os valores que as portas de Abril abriram ... e que nós nunca deixaremos que se fechem de novo ...

VIVA A LIBERDADE !!!!

Fica uma beijoca encaracolada em forma de cravo vermelho !!!!

 
At 8:05 da tarde, Blogger a lice said...

Um beijinho e um cravo!:)

 
At 11:05 da tarde, Blogger viktor said...

Olá,

Belo post. Não conhecia este vídeo, apenas imagens estáticas ou os pequenos clips que têm passado nas televisões.

Ainda não era nascido na época, mas tal não me impede de comemorar e de divulgar, ano após ano, a revolução aos meus alunos.

Em forma de balanço, penso que a melhor comemoração do 25 Abril foi a dos 25 anos. No próximo ano, cá estaremos para celebrar o valor da liberdade.

Um cravo para todos :)

 
At 11:13 da tarde, Blogger Laura Lara said...

Lembrar um momento histórico.
Beijinhos Teté

 
At 2:52 da tarde, Blogger manuel said...

Grande tuga que consegue ter tal vídeo. Quem como nós viveu tais momentos não é sem profunda emoção que os revive.
Era o quase impossível que se tornou realidade!

 

Enviar um comentário

<< Home