domingo, abril 23, 2006

Biquini

Como nem tudo é mau na vida, e como a escola não é a minha vida , mas parte dela, para desanuviar aqui vai um "post" sobre o biquini , que fez parte da minha vida enquanto era mais jovem.
Quis pôr a música original do biquini amarelo mas não consegui, então na discografia da minha filhota estava esta da Onda Choc que ela conserva desde os tempos dos seus seis anos.

Música da Onda Choc - Biquini amarelo


Powered by Castpost


Há 60 anos, um engenheiro mecânico francês inventou duas peças de vestuários que viriam a revolucionar o mundo da moda. Quando foi criado, em 1946, o biquini era considerado tão chocante que nenhuma manequim quis posar com ele vestido. Até que o criador, Louis Reard, conseguiu convencer uma bailarina exótica a apresentar o bikini ao mundo.
O nome foi inspirado na ilha do Paífico Atol de Bikini, onde os norte-americanos testaram uma bomba atómica. E o efeito que causou foi bombástico. O Vaticano considerou-o imoral e o concurso de Miss Mundo proibiu-o, por considerar que dava uma vantagem injusta a quem o usasse.
Quando as divas da sétima arte, como Marlyn Monroe e Brigitte Bardot, se atreveram a usá-lo, o biquini começou a ter aceitação pública. 60 anos depois de ser criado, é usado por milhões de mulheres de todo o mundo.
Antigamente o biquini era só usado por quem tivesse um corpo esbelto e fosse bem feitinha. Passados 60 anos o biquini continua a ter sucesso, mas com alguns preconceitos já em desuso qualquer pessoa desde que se sinta bem o usa sem ser olhada de alto a baixo, criticada ou ridicularizada. Os tempos vão passando e o biquini foi ficando, diminuindo de tamanho e realçando as curvas mais salientes das mulheres que os usam.
Eu quando eram mais nova usei biquini, apesar de gostar de dar uns valentes mergulhos, jogar raquetes e volei na praia o biquini não dava muito jeito.

Apesar de toda euforia em torno do novo traje de banho, descrito por um jornal da época como "quatro triângulos de nada", o biquini não foi logo aceite. O primeiro modelo, todo em algodão com estamparia imitando a página de um jornal, se comparado aos de hoje, era comportado até demais. Entretanto, para os padrões da época, um verdadeiro escândalo.
A década de 60 ficou então marcada pelo sucesso do biquíni. Aliás, o sucesso foi tanto que até a música acompanhou a sua evolução. Em Portugal começou-se a ouvir a música "Era um biquíni pequenino às bolinhas amarelas...", que era a adaptação de uma música dos Beatles.
Mas o biquíni não se ficou por aqui. Como as pessoas já o começavam a usar bastante, foi necessário melhorar a qualidade do produto.
É que as mulheres não achavam grande piada aos folhinhos. Queriam biquínis lhes modelassem o corpo, que não se estragassem facilmente e, de preferência, que secassem rapidamente.

Em 1959, a marca DuPont apareceu com algo completamente revolucionário: a lycra! O biquíni e toda a outra roupa nunca mais foram iguais!
A década de 70 foi uma época em que se voltou ao mini-biquíni: dois triângulos em cima e dois triângulos em baixo. Tudo preso com uma espécie de cordéis. O bronzeado era muito maior!
Depois chegaram os anos 80 e com eles vieram as tangas e o famoso fio dental.
O topless só chegou quase na década de 90.
E agora que pensávamos que estava já tudo inventado neste campo eis que surge a novidade com novas tecnologias, foi apresentado na praia de Brighton, em Inglaterra, um novo biquini equipado com um aparelho electrónico que apita de 15 em 15 minutos.
O “biquini inteligente” apita de 15 em 15 minutos para a banhista se virar na toalha. Funciona como um “relógio de bronzeamento” e visa assegurar uma cor uniforme, mas também evita que as pessoas durmam sob o sol, segundo os seus criadores.
[Saber mais]

Um anúncio antigo

<"De sua justiça">

15 Comments:

At 1:21 da tarde, Blogger planaltobie said...

Ena tanta coisa para ler (deixei de vir cá dois ou três dias e é isto).
Já vi que me desfiaste... vou rsponder...!;
Já vi que puseste o Alberto a escrever uma lista negra... acho que ele preferia escrever a lista dos teus amigos que são muitos;
Já li o post d`hoje... que está porreiro, ...é bom lembrar, sempre, as reacções de certas pessoas às inovações. E tu fazes muito bem... houve uma aceitação faseada muito lenta. Mas o bikini aí está no seu esplendor, hoje mesmo. Viva o sol!

 
At 1:24 da tarde, Blogger Caracolinha said...

Téte, minha ganda maluca !!!!

Eh pá têm-me dado uns ataques de perguicite aguda que nem te digo nem te conto ... !!!!

E tu, sempre original nas tuas postagens ... pois eu cá por mim, gosto sempre de "deixar cair" uma das partes do biquini !!!! :))))

Eh pá sabes que mais ? fizeste-me lembrar o meu pai com esta música ... era uma das que me lembro de o ver a ouvir ... também por isso te gardeço querida, é sempre bom lembrarmo-nos de quem já não está ao pé de nós !!!!

Fica um abração apertado e carinhoso com todo o mimo que tu mereces !!!!

Tou à espera da comezaina !!!! ;)

Beijinhos encaracolados para ti, para a tua menina linda e para o teu menino ... agora vou dar o tratamento comentarial á papoila ... :))))

Ouve lá pá ... como é que se faz esta coisa da música acabar e começar a tocar outra vez ????

É que no meu blog a música toca uma vez e ... viva óh velho, depois cala-se e se tu quiseres tens q carregar de novo no play ...

 
At 1:35 da tarde, Blogger viktor said...

O sol brilha lá fora e fala-se de trajes de banho. É Domingo. Descansem todos que amanhã é dia de trabalho (para mim são 8 tempos).

Agora vou falar de tangas. É que o último que falou nisso acabou em Presidente da Comissão Europeia...

Em relação à repetição da música, basta introduzir o código LOOP="true" para que a mesma se repita ad eternum :)

 
At 2:12 da tarde, Blogger marakoka said...

gostei de ler.te

jocas maradas de sol

 
At 2:33 da tarde, Blogger O Quebra-Costas said...

Ola Tété!
Aqui n'A Cabra também gostamos muito(muito mesmo) de biquinis...mas não é para uso nosso:)
Beijinho e continuação de um Bom Fim de Semana!

 
At 7:02 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Amiga...aqui estou a ler a tua lição de história sobre os bikini... muito interessante!! Eu ainda gosto de usar bikini... mas quer dizer agora já estou assim um pouco mais para o fato de banho!

Quanto ao teu desafio para postarmos a 4 mãos... amanhã à tarde pode ser????
Ou no fim do dia... depois falamos!!
Beijocas

 
At 8:52 da tarde, Blogger jawaa said...

Grande TT e grande ideia a do biquini, vem mesmo a calhar! Ainda hoje detesto ir para a praia sem ele apesar de precisada de uma ditas lipoaspirações... he...he!
Bjinhos

 
At 9:33 da tarde, Blogger Dae-su Oh said...

LOLOL a música dos Onda Choque parte mesmo, que onda.

Gosto mais de biquinis, pessoalmente concordo que são mais eróticos, num corpo ideal fica perfeito.
Gosto daqueles que parecem meio boxer em baixo, tipo calçaozinho.

 
At 10:59 da tarde, Blogger a lice said...

Apetece mesmo dar um mergulho!:)

 
At 11:44 da tarde, Blogger amigona said...

Voltei a ser amigona... estive ausente... mudaste de foto?... beijo

 
At 11:48 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

oláááá´....soube bem ler este post, mas soube também muito bem ouvir esta musica que tanto gosto e ainda por cima aqui a função repeat faz com que a malta se delicie vezes sem conta

Tu és um espectáculo ó Tété

beijos

 
At 12:03 da manhã, Anonymous IO said...

O 'topless' só chegou nos anos 90?!... eu e a minha mãe fizémo-lo nos anos 70, à beira-Índico!!

Do bikini: no final dos anos 60, em piscina fechada, preferi, mostrando-lhes o ridículo que era a sua moral (Liceu D.Ana da C.P., em LM) mergulhar de fato de ginástica, a comprar um fato de banho.

Beijo grande e não te esqueças:
Era um bikini/ pequenino às bolinhas amarelas/ que comprei/ numa loja ao pé do liceu lol - o meu era vermelho e se calhar comprado na 'Xabanu', a boutique perto do gineceu, onde era proibido...

 
At 12:04 da manhã, Blogger clotilde said...

Boa noite.
Venho hoje aqui pela 1ª vez.

Gostei tanto do texto e o anúncio é um encanto.

Até amanhã :)

 
At 12:08 da manhã, Blogger Brigida Rocha Brito said...

E já apetece vestir um para um bom mergulho seguido de um sol reconfortante. bjs

 
At 5:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vlw Por ter Essa Materia,me ajudou muitO em um Trabalho De escola Graças aos Esforços de quem crou Esse Bolg Eu Vo Poder passar De anO vo Passar A frenquntar Esse site pra saber mais sobre moda!
e outras Coisas
até mais ver ^^

 

Enviar um comentário

<< Home