segunda-feira, abril 17, 2006

Fenómenos (in)explicáveis III

Já comentei e dei a minha opinião sobre estes fenómenos da era moderna que ocorrem no nosso País, mas mais uma vez tenho que voltar ao assunto.
Com a morte de um dos actores da série / telenovela da TVI, "Morangos com açucar", abriu, fechou e prolongou-se toda a informação desta estação no dia de hoje.
Ele foi no programa da manhã, ele continuou no telejornal,ele foi notícia de abertura, ele foi notícia de fecho, ele foi de tarde em directo da igreja onde está o corpo, etc... Será que lhes dói a consciência???? Será que só agora deram pelo o impacto que têm em crianças, adolescentes, jovens e até em adultos e vão começar a ter mais cuidado nos argumentos das suas novelas??? Esta novela atrai os miudos porque se passa numa escola/colégio (onde tudo é fácil), tudo se consegue e apesar ter alguns, poucos, pontos em comum com o dia a dia dos nossos jovens fá-los sonhar e muitas vezes querer imitar na sua escola, um espaço totalmente diferente do da novela, as mesmas coisas, tomar as mesmas atitudes. Mas a maioria não separa a ficção da realidade. É o mundo em que nos movimentamos.
Cada vez acho mais importante o acompanhamento por parte dos Pais de todos os movimentos, pensamentos, acções e atitudes dos seus filhos, mas cada vez mais deitam essa responsabilidade para as escolas. Já sei que na próxima aula de Formação Cívica que tiver com a minha Direcção de turma o tema vai ser este, e eles é que o vão puxar. Será que os Pais não percebem que são as pessoas mais importantes da vida dos garotos, que devem ser eles a partilhar estes momentos?
Pois é, a televisão tem destas coisas e a vida está carregada de sonhos e hoje em dia o sonho de qualquer garoto é fazer uma novela, ser conhecido, ter fama...
Será que todos conseguem separar a realidade da ficção???
Os actores que contracenavam com ele, jovens, estão a ter apoio psicológico, acho bem, deve ser muito difícil para um jovem perceber o porquê de situações destas, eu tenho um exemplo cá em casa. Não entende como ou porque é que isto acontece a gente boa com tanta gente má por aí.
E o resto dos miudos e miudas que viam e viviam todos os dias este fenómeno, será que a TVI também lhes vai dar apoio psicológico, ou vai continuar a alimentar estes sonhos?
Será que não era melhor interromper a novela por uns dias, fazer-se o luto e depois então continuar? E o respeito pelos familiares deste jovem? Bem sei que nesta altura não devem ver televisão, mas merecem respeito mesmo assim. Será que as audiências são mais importantes que os sentimentos das pessoas? Que queremos transmitir aos jovens, que "não faz mal a vida tem de continuar", banalizar os acontecimentos?...
Pois eu se mandasse, parava a novela por uns largos dias.
E daqui a uns tempos, não é preciso muito, ninguém se vai lembrar do "Dino", a não ser os familiares, amigos e poucos mais.
[Leiam aqui e aqui de onde tirei a foto]

Música dos D'Zrt - Caminho a seguir

Powered by Castpost

<"De sua justiça">

14 Comments:

At 10:47 da tarde, Blogger PiresF said...

E se, e se... são tantos os ses neste momento. Alinho pelo seu pensamento, eu próprio me questionei, quando a minha mulher explicava à minha filha essa treta de a vida continua e de que o espectáculo não deve parar. Também eu achei e acho, que seria mais humano da parte da direcção da TVI fazer uma pausa. O nojo é necessário para que as coisas tenham sentido, para que a família e amigos façam o período de reflexão e também para que os fãs do tal rapaz, alguns muito miúdos, não achem a morte nestas circunstâncias uma coisa perfeitamente normal.
Depois de tudo o que a TVI fez durante o dia, que dizer?

 
At 11:41 da tarde, Anonymous IO said...

Apetece-me acreditar que, contigo à frente, o Mundo seria mais feliz - um beijo à mulher consciente, IO.

 
At 12:03 da manhã, Anonymous Dra. Daniela Mann said...

Sim já está, obrigada Tété!
Em relação ao Francisco, ainda estou em choque!
Amanhã vamos ter que ter paciência com os miúdos! Prevejo uma histeria colectiva!
Beijinhos e bom início de 3ºperíodo.
Dani

 
At 2:07 da manhã, Blogger lazuli said...

vendo-se as filmagens da procura de jovens para as novelas..é constrangedor reparar nas mães histéricas..palavras para quê..?

 
At 8:38 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

A TVI não só não fará pausa nenhuma, como ainda por cima esplorará até ao último minuto o funeral desse jovem... transmitirá as imagens de dor e de perda dos seus familiares, amigos e colegas de profissão... tudo isto disfarçado de uma "pretensa homenagem"... Também eu como sabes tenho em casa um filhote com 10 anos, que encarou o assunto de uma forma que até a mim me surpreende...mas ontem pela primeira vez desde há muito tempo não quis ver a sua série favorita... Percebeu perfeitamente o que se tinha passado com o "Dino" (até porque infelizmente já lidou com situações de morte em familiares próximos) mas curiosamente...não quis ver a novela... porque será??
Talvez porque como tu mesma dizes...deveriam parar a série e fazer o tal devido luto..que os miudos também precisam... mas não é isso que vão fazer, e aposto contigo que vão ser os pais a querer ver hoje à tarde as cerimónias fúnebres do pobre jovem actor... para com a cuscuvilhice mórbida que caracteriza este povo, terem que comentar com as vizinhas... e os pobres miudos vão assistir a isto..sem um acompanhamento devido!!!
Bjs e olha ...temos que ter paciência com eles!!!
Bom inicio!

 
At 10:06 da manhã, Anonymous cristiana said...

O que eu acho mais chocante foi o facto da tvi cobrar dinheiro por três fotos do Francisco Adam à SIC, para esta poder divulgar no programa da fátima lopes o sucedido e apresentar as condolências à família!! É a TVI sempre a facturar até ao último momento. Deviam ter vergonha!!! E depois o José Eduardo Moniz anda com aquela cara de pesar para a frente e para trás, só falta carpir!!

 
At 10:38 da manhã, Blogger xá-das-5 said...

Quem é o Dino?

 
At 11:27 da manhã, Blogger viktor said...

Bom dia,
Tal como a Xá-das-5, não fazia a mínima ideia quem era a personagem Dino ou o actor que a interpretava.
Parece que a "morangomania" é um sucesso e que qualquer criança ou adolescente não perde um capítulo da dita telenovela. Todos querem ser iguais aos alunos do Colégio da Barra numa luta pela fama a todo o custo.

Dizia ontem Alice Vieira no Prós e Contras que nas telenovelas nunca se vê alguém a pegar num livro. Já Raul Solnado dizia que o nosso mundo se baseia numa luta interminável de posse de bens e de status social.

O que a maior parte dos miúdos não sabe é que os actores até não ganham tanto quanto isso e que a TVI detém direitos sobre toda a "imagem" dos actores. Eles não podem entrar na discoteca X ou dar uma entrevista à revista Y sem autorização (leia-se pagamento à TVI). Neste caso, o objecto (actor) utilizado para fazer consumo foi ele próprio consumido:)
Não me admirava nada que houvesse T-shirts comemorativas, um CD de memória, etc. Mesmo depois de morto a TVI pode facturar muito com a "imagem".

Algum tempo atrás referi numa aula que tinha tocado em concerto uma música que estavamos a ouvir. Uma pergunta de uma aluna (meio nervosa):
"Mas.. Então.. O professor é famoso?"

E vocês? São famosos?

 
At 11:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo em tudo quanto dizes. Infelizmente vivemos num mundo em que a televisão/os media dominam e tudo gira à sua volta: o bom e o mau.
Não vi televisão nestes dias, mas imagino que a TVI não deverá ter deixado de explorar mais este "filão de ouro" para ganhar mais alguns pontos nas audiências. É triste mas é verdade.
Bjs Lena

 
At 2:10 da tarde, Blogger O Quebra-Costas said...

Tivemos para postar ontem sobre isto, mas optamos por não fazê-lo por a nossa forma de ver esta situação poder ser diferente da maior parte das pessoas.
Nós vimos a telenovela, achamos muito sinceramente que o "Dino" era um dos melhores actores dos Morangos...mas no entanto achamos que se fez muito alarido à volta deste tema nomeadamente na comunicação social. Na "Operação Páscoa" da GNR registaram se mais mortes na estrada, e no entanto não se "prestou homenagem" a essas pessoas! Que teriam elas a menos que o Dino? Não somos todos iguais? A menos que a TVI tenha descido tão baixo..e queira explorar a imagem do pobre rapaz até à última..
Beijinhos!

 
At 2:57 da tarde, Blogger francis said...

ut
Bravo, Teté. Inteiramente de acordo! Lamento pelo miudo, mas é melhor não esquecermos que morrem crianças todos os dias e apenas o facto de ser um actor de TV torna este acontecimento mediático. A diferença é que esta (morte) é uma noticia que se vende (podem por de lado a hipocrisia a alegar outros valores)!!!
Também a novela é estupida e extra infantil. É uma imagem surreal dum mundo fácil que não existe!
Querem reflectir? Mostrem aos jovens o mundo real e o que os espera cá fora.

 
At 4:43 da tarde, Anonymous MB said...

Continuando o que a Papoila Saltitante referiu, foi muito triste ver como a TVI se aproveitou da tragédia para uma busca de audiências vergonhosa. Ao invés de fazerem uma pausa na exibição da série, como sinal de respeito e bom-senso, não! Ainda tiveram a "lata" de passar mais episódios a horas que nunca passaram. Até depois do noticiário, já tarde passaram um episódio...
Enfim, a TVI no seu melhor!!!

 
At 6:23 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

olha amiga Tété, esta TVI é fabulosa para aproveitar as situações, explorando os acontecimentos até à exaustão. Recordas-te do caso da ponte entre os rios, que já não havia mais nada para mostrar eles insistiam em invadir-nos com o acontecimento????

E assim foi com este caso, foram sessões continuas das exéquias ao actor, que de repente se tornou num excelente profissional e na melhor pessoa do mundo, tudo à conta das audiências...uma vergonha portanto. Já para não falar de continuarem a passar a novela agora com dose tripla pois ontem eram 10 da noite e continuava-se a ver a série na TVI. Será que alguém pensou nos familiares do rapaz?? Não me parece, fica tudo sobre a capa hipócrita da homenagem ao actor e assim se vai conquistando pontos nas audiências deste povinho que tanto gosta de assistir à desgraça alheia

beijos

 
At 1:35 da tarde, Blogger -pirata-vermelho- said...

... e se o leviano mnino-estrela-feit'à-pressa, além de ter partido o pescoço ao irmão e de ter magoado um 'amigo' e destruído o carrinho tivesse TAMBÉM morto mais alguem e causados maiores prejuízos inúteis?


Não tem desculpa nenhuma e não se percebe a aparente benevolência da opinião geral.

 

Enviar um comentário

<< Home