domingo, abril 30, 2006

O mundo do basquetebol

Marrabenta - Elisa gomara a saia

Powered by Castpost

O MUNDOSLAM é um espaço(site) feito por três amigos. O nome nasceu da união de MUNDO + S (Samuel Carvalho), L (Luís Dionísio), A (António Almeida) e M de Moçambique. O que os une além da amizade construída ao longo de longos anos, é o basquetebol e Moçambique.
Todos, ou a maioria que visita esse espaço - pois é um espaço aberto a toda a gente - tem em comum os mesmos gostos, amizade, espírito desportivo, basquetebol e Moçambique.
O site foi desenvolvendo várias rubricas ao longo dos tempos, onde com a criatividade dos autores “nós” vamos ajudando a construir. É um espaço de encontros e por vezes de desencontros. Sim, porque isto das palavras escritas por vezes leva a mal entendidos e por melhores que sejam as intenções das pessoas, depende do estado de espírito não de quem escreve mas de quem lê.
Além de recordações, de tempos passados, alguns partilhados e esquecidos nas nossas memórias, que de vez em quando são avivadas por este ou aquele que já não víamos há 30 ou mais anos, porque a vida assim o quis e nos afastou com a descolonização.
Há um espaço – Livro de visitas - onde deixamos recados, contamos estórias, procuramos alguém e congratulamos outros.
Para trás ficaram as rivalidades – saudáveis!? - dos clubes que cada um representava e por vezes até gracejamos com elas. A saudade de tempos bem passado, alguns conhecemo-nos desde jovens e só nos voltámos a ver já adultos – Cocuanas – mas com a sensação de que o tempo nada mudou. Realmente, não sei se era o modo de vida se a maneira de estar na vida, mas quando nos encontramos passados tantos anos depois, não há espaço para cerimónias, é como se o tempo tivesse estado parado e naquele preciso momento começasse novamente a sua marcha. De tempos a tempos, na Figueira da Foz, cidade que acolheu os três criadores do site e mais uma mão cheia deles que chegaram na década de 70 a Portugal, realizam-se encontros, com variadas actividades ligadas ao basquetebol, organização do MUNDOSLAM.
Este ano é ano sim. Dias 20 e 21 de Maio a Figueira é invadida por gentes do Índico que vêm de todos os pontos do País e alguns do estrangeiro, mesmo até de Moçambique. Pelo que sei cada ano que passa mais gente se inscreve. E digo-vos o ambiente que se vive não é possível descrever.
Misturam-se várias gerações de antigos jogadores, os filhos desses jogadores e alguns já com netos.
No site recebemos também notícias de Moçambique, através daqueles que lá ficaram ou de alguns que acabaram por regressar mais tarde. É engraçado como estas novas tecnologias que dizem que afastam as pessoas, acabam por em certa medida as aproximar. Acho eu.
A experiência que tenho deste site é de reencontro com pessoas, com quem partilhei alguns bons momentos da minha infância e juventude e que nunca mais soube nada deles até ao dia em que comecei a participar no “Livro de visitas”. O site foi-me dado pelo marido de uma grande amiga minha que vive em Macau., vejam só, e eu aqui tão perto deles. Sempre ouvi dizer que o Mundo era pequeno, agora acredito realmente que o é.
Desejosa que chegue Maio para reencontrar novamente algumas pessoas que vi no último encontro em 2004, mas para ver muitos que de certeza irão pela primeira vez e que já não vejo desde os meus 16 anos.
Nesses dias todos os caminhos vão dar à Figueira da Foz.

I LOVE THIS GAME



<"De sua justiça">

10 Comments:

At 2:32 da manhã, Anonymous IO said...

Bela homenagem ao mundo.slam!! - é como a TT diz, acreditem!! - um mundo chamado Amizade. Beijo grande, IO.

 
At 2:44 da manhã, Anonymous IO said...

Sabes que não sabia o que 'slam' queria dizer? - já distribuí o link nos grupos de Moçambique e pus 'recomendação' no 'perdido'. E já agora, viste os 'All Stars' no Pavilhão do Malhanga?, foi um gozo, pois, no início, eles até deixaram a equipa da casa pensar que estava a ganhar!...

 
At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pelo que contas deve ser verdadeiramente lindo reeencontrar velhos amigos (mesmo que tenham sido adversários). Espero que se divirtam e celebrem da melhor maneira a amizade que vos une.
O video está um espectáculo!
Bjs Lena

 
At 4:41 da tarde, Blogger planaltobie said...

O vídeo também é giro, cheio de ritmo. Aquele professor de Moçambique, como se chama...?, dava aulas no ISEF... dizia muitas vezes que basquete é ritmo.

 
At 5:30 da tarde, Blogger Madalena said...

todos os meus primos eram bons em coisas ligadas ao desporto, à ginástica e até à música. Ficou tudo para eles!!!! buáaaaaaaaaa! Fiquei sem jeito para nada. Acho que até tenho alguma descoordenação motora. Mas enfim: todos diferentes, todos iguais!
Beijinhos Teté!!!!!

 
At 11:05 da tarde, Blogger 125_azul said...

elisa ue, elisa ua... ah, com a lagriminha no canto do olho pergunto: jogavas em que clube? Há em Vilamoura, perto do Casino, um restaurante chinês cuja dona Manuela não-sei-escrever-o-apelido em chinês, era jogadora de basketball na beira, e das boas. O restaurante chama-se Bamboo e prometo que quando lá fôr, pergunto-lhe se ela sabe desses encontros, porque eu nunca tinha ouvido falar.

 
At 11:44 da tarde, Blogger amigona said...

É sempre bom estar com amigos! beijos...

 
At 2:35 da manhã, Blogger Kamikaze said...

Ó Teresa,

Fico feliz por ti, por vós!
Eu que, apesar de ter 175cm, nunca fui craque na modalidade e pouco a pratiquei(só no liceu), sou mais dado a futebóis, pelo que fui guarda-redes(amador, claro!) durante alguns anos.
Boa curte na Figueira, divirtam-se e... façam favor de ser felizes.

Beijos!

 
At 10:48 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Os amigos e os reencontros são sempre espactaculares!!!
Sei que amas esse desporto e faço ideia o que te vais divertir nesse dia... por isso curte muito.
Bjs

 
At 7:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mt obrigada pela musica, nasci a ouvir isto e fez me chorar...ate representava moçambique dançando marabenta.sou portuguesa e nova,mas a familia materna é toda de moçambique e Africa do sul... puts diz me muito esta musica mesmo!

 

Enviar um comentário

<< Home