quinta-feira, abril 06, 2006

Peer - to - peer

Nos últimos dias não se tem falado noutra coisa. Quando neste País se dá ênfase a um assunto, que a meu ver, não é de grande impotância, das duas uma, ou se está tentar distrair o povo de questões mais importantes mas que não convém que se discuta ou saiba muito, ou então não têm mais nada para noticiar. Não me parece que seja a segunda hipótese.
Assim sendo, e numa de esclarecer, tirar dúvidas ou calar de uma vez por todas este assunto aqui vos deixo algumas dicas.
Também vos informo que depois de ler tudo o que achei disponível para me esclarecer, durante uns tempos não vou pôr música aqui no blogue uma vez que entendi que estava a fazer uma coisa ilegal, ao coclocar músicas que tinha em Cd aqui para as partilhar e abrinlhantar os textos que vos escrevia.

Portugal está, a partir de hoje, na linha da frente do combate mundial à pirataria digital, juntando-se assim aos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, entre outros países. Embora a apresentação de queixas-crime contra os utilizadores de programas de partilha de ficheiros ilegais seja uma novidade no nosso país, o certo é que este tipo de acção coerciva é uma realidade constante em todo o mundo.

Se comprar um CD não posso fazer o que me apetecer com a música que contém?
Ao comprar um CD autorizado você pagou o direito de ter o disco físico, de o tocar em privado as vezes que entender. Porém, não comprou o direito de fazer cópias ou distribuir cópias, quer em CD-R ou na Internet.

Toda a partilha de ficheiros é ilegal?
Neste momento, a grande maioria das partilhas de ficheiros não é autorizada, uma vez que não está licenciada pelos detentores dos direitos, logo é ilegal. Apenas os ficheiros que não estejam sobre a influência dos direitos de autor podem ser legalmente partilhados.

É considerado ilegal se copiar ou distribuir música mesmo que não esteja a fazer dinheiro com isso?
A questão de copiar uma obra para fins lucrativos pode ter influência nas penalizações concretas a aplicar, mas não em relação à violação do direito de autor. Portanto, sim, é ilegal.
É legal fazer cópias para uso pessoal?
A lei nalguns países prevê excepções limitadas aos direitos de autores para controlar a cópia, o que permite o recurso a este método para uso pessoal. No entanto, é ilegal a transmissão ou partilha do material copiado, via Internet. [ler mais]


28 utilizadores visados por esta acção única em Portugal «partilhavam dezenas de milhares de músicas de géneros sem qualquer sequência ou sentido». Kazaa, BearShare, eDonkey/eMule, DirectConnect, Bit Torrent, WinMX e SoulSeek são alguns dos serviços de partilha de ficheiros via Internet (os chamados Peer-to-Peer - P2P) que foram investigados no decorrer desta acção.


Directório mundial de Serviços autorizados de Música digital

Endereços autorizados em Portugal
musica.sapo
cdgo
fnac
valentim
worten


APAGAR OU DESINSTALAR O SEU SOFTWARE PEER-TO-PEER PARA O MANTER - E A SI – NA LEGALIDADE - AQUI

Uma dica enviada pela Chuinga. Para ler. Obrigado. Isto é partilha!

<"De sua justiça">

12 Comments:

At 12:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois não sei se é para nos distrair de outros assuntos ou se falta de notícia. O que é certo é que não se fala de outra coisa. Mas esperemos que seja sobretudo só para assustar os "abusadores".
Quanto à música no teu blog, devo dizer que compreendo, mas que ela faz falta faz. Já nos tinhamos habituado à excelente selecção que fazias. E dava outro "colorido" aos posts. Mas paciência!
Bjs Lena

 
At 12:38 da manhã, Blogger papoilasaltitante said...

Pois é...mas isto cheira-me a uma certa treta... olha lá antigamente nós gravávamos canções em cassetes... dos discos de vinil e partilhavamos entre nós... e isso era pirataria???
Eu não me parece que isto vá avante pois se eles quisessem mesmo acabar com isto deveriam era fechar os servidores de peer-to-peer...
além disso sabes que o te endereço ip é da responsabilidade de um empresa de fornecimento... e eles só podem chegar legalmente ao teu ip através dessa empresa e isso só através de um processo judicial.
Eu sou contra a pirataria informática, aliás sou contra qualquer tipo de pirataria ou ilegalidade...mas vender CD's a 18€ e mais, quando um CD virgem custa uns meros cêntimos... é um puro Roubo!!!
Além disso parece-me que para os músicos a net é também um meio de divulgação...
Parece-me sinceramente que se quiserem multar alguém que multem os servidores... eles sabem onde estão?????
E vão mas é apanhar de vez os Sr.s que vendem DVD's piratados na Rotunda do Relógio e em outros locais bem conhecidos... porque os vendedores parecem ser avisados quando aparece a polícia...
Isso é que é Pirataria e da grande!!
Agora eu ter uma música no meu blog, que já apguei ao comprar o CD e que partilho com quem quero, mas que não permito que outros façam o download...não é pirataria !!
E demonstrem-me o contrário!!

 
At 12:47 da manhã, Blogger a lice said...

Parabéns pelo post!

Este é um assunto actual, que nos toca a todos!

Beijinhos.

 
At 2:10 da manhã, Blogger boleia said...

bem, confesso que terei que começar a rever algumas matérias...
Obrigada pela dica!

 
At 7:47 da manhã, Blogger Pitucha said...

Direitos de propriedade intelectual! Tudo se resume a isto.
Beijos

 
At 10:29 da manhã, Blogger Menina_marota said...

Eu gravei o Jogo de ontem... para ver mais tarde... porque não ia ter oportunidade de o ver (isso é ilegal?)

E, os filmes que passam na Tv, que gravo, quando não tenho tempo de os ver?

Há tempos, uma amiga minha, tradutora, deu uma entrevista no canal2, e eu gravei, para a posteridade, isso é ilegal?

E, as cassets que gravo (o rádio do meu carro é de cassets) para ouvir, tb é ilegal?

Ah... e o penteado que copiei da revista do ano passado, tb é ilegal?

Bem... acho que estão a tentar distraie este País... quando todos sabemos, que todos sabem, onde se encontra a indústria que fabrica cópias ilegais, para fazerem muito... muito dinheiro...

Eu continuo com música no meu Blog. Umas vezes de CD's meus, outras tiradas de sites, onde estou registada...
Afinal, até estou a fazer propaganda... já não é a primeira vez, que me pedem a indicação do CD para comprar... eu não deveria ter lucro, nesta publicidade?

Desculpa o desabafo, mas acho que o País tem problemas tão importantes e tão urgentes para resolver e estão todos preocupados com este assunto?

Um abraço ;)

 
At 10:46 da manhã, Blogger jawaa said...

Sempre em cima do acontecimento, grande TT, assim é que é...!
Na minha opinião de leiga, quem faz mais downlowds são adolescentes que só se querem divertir, querem curtir, não é pirataria coisa nenhuma...
Há é por aí uns «lobies» a proteger...

 
At 11:17 da manhã, Anonymous IO said...

Calma:
O que li no 'Público' é que isto funciona como a 'lei para a droga': só é punido quem faz 'uploads', não quem faz downloaders'. Atacam-se pois as causas - beijo, IO.

 
At 12:08 da tarde, Anonymous IO said...

e ver isto:
http://jn.sapo.pt/2006/04/06/cultura/cibernautas_reagem_pressoes_industri.html

 
At 6:05 da tarde, Blogger Wakewinha said...

Para ser franca ainda não me assustaram o suficiente para eu parar com os downloads na net! =/ No entanto, que treta é aquelas das discográficas virem dizer que agora os cd's novidade custam 8€?!? Gostava de saber em que lojas é que desencanto isso... Deve ser treta, só pode!

Beijinho*

[Lê e Divulga!]

 
At 6:59 da tarde, Blogger Carlota said...

Mesmo assim, vou pedir ao Chefe que me esclareça, que ele é que é perito nestas coisas...
:)
Beijola

 
At 11:04 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

Pois olha estive quase para copiar o teu post para por no meu...mas tive medo que fosse...pirataria loool.

Então onde estão os cds recentes a 8 Euros? eu ainda não os vi, devem estar em lojas muito especiais...

Repara quando tens um país em que a cultura leva com 21% de IVA em que os cds custam pequenas fortunas com margem de lucro enorme, ainda no vêm chorar a dizer que somos todos uma cambada de piratas por favor....

Olha eu vou continuar com a música lá no poiso, se for parar ao Linhó deixo-te a responsabilidade da gestão do mochofalante e já agora vai lá visitar-me com uns Tablerones pode ser? Já agora leva os originais para não passares a ser...pirata

Beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home