sábado, abril 29, 2006

Portugal X Canadá

Música de João Pedro Pais - Tudo Bem

Powered by Castpost

No início deste mês de Abril, mês da liberdade, ouviu-se falar e viu-se chegar ao nosso País Portugueses, emigrantes do Canadá que tinham sido deportados. Muito ouvimos e lemos sobre este assunto, assistimos à chegada de alguns, sabemos que outros já reiniciaram a sua vida por cá , o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros até se deslocou ao Canadá para se inteirar da situação "in loco", mas a história ainda não terminou nem ficou esquecida.
Ricky Mercer é um cómico Canadiano que tem um programa onde costuma ironizar com as coisas que se passam no seu País. É um dos grandes sucessos do País em termos de televisão, no canal público.
Rick Mercer faz sátira política. O programa imita um noticiário e é um grande sucesso no Canadá», explicou Jay Walsh, assessor de imprensa da CBC ao PortugalDiário.
No dia 11 de Abril, o cómico canadiano resolveu ridicularizar a decisão do governo canadiano de deportar emigrantes portugueses.
O emigrante português tem cabelo encaracolado, é trabalhador, percebe de construção civil, põe as crianças na escola, vai à missa aos domingos, joga futebol à quinta-feira e é por isso que o governo canadiano o quer expulsar do país.

O resultado é um vídeo irónico com uma mensagem no mínimo original: o partido conservador está a mandar embora mão-de-obra qualificada. O «sketch» acaba com a seguinte frase: «Tornar o Canadá um pouco menos qualificado, um português de cada vez».
Não há dúvidas que o alvo de Rick Mercer é o governo canadiano e não os portugueses. Ao custo dos nossos emigrantes, o cómico até consegue «brincar» com a política externa canadiana. Rick Mercer mostra um mapa onde identifica Portugal e o Irão e refere que a pátria dos imigrantes deportados não é assim tão longe de Teerão!

Vejam o vídeo.

<"De sua justiça">

15 Comments:

At 8:25 da manhã, Blogger Carlota said...

Valha-nos o sentido de humor! :)
Beijola.

 
At 9:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que tu descobres Tété!Está com muita piada o vídeo, divertiu-me.
Já tens tudo tratado em relação ao encontro da Figueira?
Beijinhos e aproveita bem estes três dias para descontrair,reforçar energias e atestar os níveis de alegria e boa disposição.
kaloira

 
At 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E uma vez mais é com humor que se vão dizendo umas verdades e alertando algumas consciências.
Bjs Lena

 
At 12:55 da tarde, Blogger planaltobie said...

Já conhecia mas vi-o outraez com gosto. Além de que os canadianos precisam muito de espaço, o país é pequeno e a população, ui, numerosíssima!

 
At 2:38 da tarde, Blogger viktor said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 2:39 da tarde, Blogger viktor said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 2:42 da tarde, Blogger viktor said...

Acabei de ouvir há pouco uma reportagem acerca deste vídeo na Antena 1.
Ia agora à procura dele (no site da CBC), mas não foi preciso :))
Aqui está e não se esqueçam, estamos apenas a 5.200 km do Irão!!
Bjs.
Bom fim de semana.

 
At 3:40 da tarde, Anonymous IO said...

O azar que temos, os portugueses 'qualificados' é que emigram... e a avaliar pelo estatuto de 'refugiado' com que se apresentam no Canadá, o governo português ainda é pior do que o do Irão... - sátira por sátira, apenas...

 
At 5:29 da tarde, Anonymous Dra. Daniela Mann said...

Fartei-me de rir com o teu comentário!
Nem eu sei o que foi!!! Deve ter sido por causa do fim-de-semana prelongado,! eh eh eh eh
Em relação ao teu post, eu também vi essa resportagem e ainda bem que tocas no assunto, poruqe o meu marido não tinha visto e agora vou mostra-lhe através do teu post! Sabes o que é irónico (e falo com conhecimento de causa)? Os portugueses trabalham tanto lá fora e até são uma comunidade bem vista por causa disso e aqui fazem tão pouco!!! Lá fora dão-se todos bem e juntam-se nas comunidades portuguesas para conviverem,etc... arranjam empregos e casas uns aos outros e aqui as pessoas podem ser tão mesquinha e implicantes umas com as outras, porque será?
Beijinhos Tété

 
At 6:21 da tarde, Blogger jawaa said...

Só agora consegui ouvir/ver o vídeo e agradeço-lhe porque eu não conhecia. Realmente a história da deportação dos portugueses deve mesmo ter tocado os próprios canadianos, do que aliás já tinha conhecimento.
É fantástico como somos estimados e considerados no estrangeiro como excelentes trabalhadores e gente de bem e aqui... santos de casa não fazem milagres, é bem verdade!
Beijiiiiiinhos e boa diversão, mesmo sendo em RMor...

 
At 7:18 da tarde, Blogger 125_azul said...

Rir p'ra não chorar... bom feriado!

 
At 8:55 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Bem amiga!! O que eu me ri com o fulano... irónico!!! Como é que é possivel dizerem que a produtividade é baixa em Portugal, se depois vamos lá para fora e somos tão bem considerados??
Qualquer coisa anda mesmo errado neste país!
Beijocas Amiga

 
At 10:50 da tarde, Blogger mixtu said...

excelente, boa descoberta, não conhecia o vídeo
jinhos

 
At 1:27 da manhã, Blogger Mocho Falante said...

As coisas que tu descobres mulher lololololol

Está muito bom mesmo, ao menos que o humor sirva para abrir algumas mentes

beijocas e bom fim de semana

 
At 4:04 da manhã, Anonymous sa morais said...

Já tinha visto. Mas onde vi pela primeira vez muitos interpretaram mal e pensaram que o clip era a gozar connosco. ( também era o que faltava! )

Bom fim-de-semana

 

Enviar um comentário

<< Home